O telescópio espacial Hublle foi desenvolvido pela organização espacial dos Estados Unidos (Nasa) é basicamente um satélite artificial não tripulado que transporta um grande telescópio para luz visível e infravermelha. Seu lançamento ocorreu em 24 de abril de 1990, foi lançado a bordo de um ônibus espacial o Vaivém Espacial Discovery, é o terceiro dos cinco orbitadores que constituíram o programa de ônibus espaciais da NASA. O programa levou ao espaço um total de 31 satélites, incluindo o Telescópio Hubble.
O telescópio é a primeira missão da NASA pertencente aos Grandes Observatórios Espaciais (Great Observatories Program), o Hublle tornou possível pela primeira vez se estudar com muito mais detalhes, as estruturas do Universo até então desconhecidas ou pouco observadas além da nossa galáxia.
Desde a concepção original, em 1946 a iniciativa de se construir um telescópio espacial sofreu inúmeros atrasos e problemas orçamentais. Logo após o lançamento, o Hubble apresentou uma aberração esférica no espelho principal que parecia comprometer todas as potencialidades do telescópio, mais então á primeira missão ao Hublle corrigiu o problema que aconteceu em 1993, com o problema resolvido tornou-se a ferramenta vital para a astronomia.
Para se ter uma ideia da precisão na formação das imagens do Hubble, por meio dele, é possível enxergar uma bola de futebol a 51 quilômetros de distância, tal precisão permite a observação detalhada de corpos celestes.
Porque HUBLLE?
Edwin Powell Hubble foi um importante astrofísico nascido em Marshfield no dia 20 de novembro de 1889.
Edwin Hubble teve papel crucial no estabelecimento dos campos da astronomia extragaláctica e na cosmologia observacional.
Edwin Hubble provou que muitos objetos que, anteriormente acreditava-se que fossem nuvens de poeira e gás, classificadas como "nebulosas" eram na verdade galáxias além da Via Láctea.
Edwin Hubble, forneceu evidências de que a velocidade recessional de uma galáxia aumenta com sua distância da Terra, uma propriedade agora conhecida como "lei de Hubble".
Edwin Hubble teve seu falecimento no dia 28 de setembro de 1953 em San Marino, Califórnia.
Controle
O Space Telescope Science Institute (STSI) é o responsável pela exploração científica do telescópio e pela liberação de dados para os astrônomos. O STSI é operado pela Association of Universities for Research in Astronomy (AURA), e está localizado em Baltimore, Maryland, no campus de
Homewood da Universidade Johns Hopkins, uma das 33 universidades dos EUA e 7 filiais internacionais que compõem o consórcio AURA. O STSI foi criado em 1981.