Fatos interessantes da maior Guerra de Todos os Tempos a Segunda Guerra Mundial


A Segunda Guerra Mundial foi um conflito global que ocorreu entre 1939 e 1945. Foi o maior conflito militar da história da humanidade, envolvendo a maioria das nações do mundo, incluindo todas as grandes potências, organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo.

As causas da Segunda Guerra Mundial são muitas e complexas. Entre elas estão a expansão territorial e militarista do Japão, a política expansionista da Alemanha nazista sob o comando de Adolf Hitler e a aparente inabilidade dos países ocidentais em lidar com a crescente agressão das potências do Eixo.

O estopim para o início da guerra foi a invasão da Polônia pela Alemanha em setembro de 1939. A partir daí, os Aliados (liderados pelos Estados Unidos, Reino Unido e União Soviética) e o Eixo (liderado pela Alemanha, Itália e Japão) iniciaram uma série de batalhas em todo o mundo.

O conflito durou até 1945, quando a Alemanha se rendeu incondicionalmente aos Aliados em maio daquele ano. A rendição do Japão ocorreu em agosto de 1945, após o bombardeio atômico de Hiroshima e Nagasaki pelos Estados Unidos.

A Segunda Guerra Mundial deixou um saldo de cerca de 70 milhões de mortos, entre militares e civis. Além disso, o conflito teve consequências políticas, econômicas e sociais duradouras, incluindo o surgimento da Guerra Fria entre as superpotências que emergiram da guerra (Estados Unidos e União Soviética) e a criação da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em conclusão, a Segunda Guerra Mundial foi um evento marcante na história da humanidade. O conflito teve uma enorme influência no mundo que conhecemos hoje, moldando as relações internacionais e afetando as pessoas do mundo todo.

1 Os totais de baixa da segunda guerra mundial, como esperado a Alemanha está no primeiro lugar com cerca de sete milhões de mortes no total.
O que supera os níveis incrivelmente baixos pros Estados Unidos e o Reino Unido com cerca de meio milhão de mortos, já ná Itália variam de 492.400 a 51.400, o Japão 2.500.000 a 3.100.000, a França com cerca de 600.000 mortes, as mortes ao todo da segunda guerra mundial chega a cerca de setenta a oitenta milhões de mortos.


2 Em 22 de junho de 1940 a França se rendeu oficialmente, oito milhões de civis fugiram em massa de suas casas para as províncias do sul da França, em busca de refúgio dos ataques alemães.


3 Os japoneses escolheram especificamente atacar Pearl Harbor, em um domingo porque acreditavam que os americanos estariam menos alertas neste tradicional dia de descanso.

Quando o comandante japonês Mitsuo Fuchida gritou: "Tora! Tora! Tora!" ("Tigre! Tigre! Tigre!") depois de sobrevoar Pearl Harbor, ele estava deixando a marinha japonesa saber que o plano de fato havia funcionado e que os americanos foram pegos de surpresa.


4 O alto funcionário nazista Heinrich Himmler (quarto da direita) formou a força-tarefa que construiu os campos de extermínio. Ele então serviu como supervisor dos campos, tornando-o talvez mais do que qualquer outro, diretamente responsável pelas 6 milhões de mortes do Holocausto.

Ele acabou sendo preso pelas forças britânicas em 1945 depois de entrar secretamente em negociações de paz com os aliados sob o nariz de Hitler. No entanto, ele cometeu suicídio antes que pudesse ser levado a julgamento.

Acima, Himmler e Hitler (terceiro da direita) se encontram com outros altos oficiais nazistas em um local não identificado no início da guerra.


5 A fuga de Dunquerque não foi feita da forma tradicional com navios altamente qualificados e equipados, na verdade foi feita por civis em botes salva-vidas pequenos iates e pequenas imbarcações.

Embarcações que retiraram da costa francesa 338.226 soldados, que forão levados de volta em 80 mil barcos civis pequenos de volta a Inglaterra.



6 Hitler assumiu que depois que os nazistas capturassem a França, a Grã-Bretanha buscaria um acordo de paz com a Alemanha. Quando não houve acordo, ele propôs um plano para invadir a Grã-Bretanha, a Operação Sea Lion, mas nunca foi realizado.

Acima: O então primeiro-ministro britânico Winston Churchill fuma um charuto enquanto assiste a uma operação militar em Florença.

7 Com estimativas de baixas de quase 1,8 milhão, a Batalha de Stalingrado - na qual as forças soviéticas expulsaram os alemães no sul da Rússia no final de 1942 e início de 1943 - é amplamente considerada o ponto de virada da Segunda Guerra Mundial é a batalha mais sangrenta na história da guerra,
empurrando as forças alemãs de volta durante a Batalha de Stalingrado.


8 Os soviéticos treinaram aproximadamente 2.000 mulheres como atiradoras de elite, algumas das quais acabaram se tornando as mais mortais do Exército Vermelho.

Alguns das mais temíveis incluíam Liza Mironova, Roza Shanina uma vez chamada de "o terror da Prússia Oriental", e Lyudmila Pavlichenko, que foi creditada com um recorde de 309 mortes.



9 Embora Dwight D. Eisenhower, mais tarde presidente dos Estados Unidos por dois mandatos, fosse um general de cinco estrelas, comandante supremo das forças aliadas na Europa, líder da invasão da Normandia e talvez o militar mais reverenciado da história dos EUA, ele nunca viu um único dia de combate ativo em toda a sua carreira.

Abaixo: Eisenhower dá instruções aos pára-quedistas antes do desembarque do Dia D na Normandia.



10 Em 25 de agosto de 1944, as tropas aliadas, lideradas pelo general francês Jacques Leclerc, libertaram a França da ocupação alemã. No entanto, a cidade não poderia ter sido libertada sem a ajuda dos combatentes da resistência francesa.

Conhecidos oficialmente como Forças Francesas do Interior, que vinham brigando com o exército alemão desde 22 de agosto. os soldados alemães realmente já haviam fugido.

11 O dia D ou  Neptuno foi um dia decisivo na vitória dos aliados, foi a maior invasão por mar da história. A operação deu início à libertação dos territórios ocupados da Europa Noroeste pelos alemães do controle nazista e implantou os alicerces da vitória dos Aliados na Frente Ocidental.



Postagem Anterior Próxima Postagem