Chuva de meteoros ‘Tau Herculids’ na madrugada de 31 de maio

Os brasileiros terão no dia 31 de maio de 2022, uma rara chance de contemplar uma chuva de meteoros por nome Tau Herculids, principalmente os moradores da região norte e nordeste do Brasil, já que os moradores do sul e sudeste talvez não tenham uma visão tão privilegiadas do raro fenômeno, segundo o astrônomo Marcelo De Cicco.


A chuva ocorrera por volta das duas horas da manhã (horário de Brasília), embora não seja possível dizer exatamente o numero exato da quantidade por hora de meteoros no céu segundo Cicco, a expectativa e de 140 a 1400 meteoros por hora. 

Mais não á como prever a Intensidade da chuva, "Não é possível predizer com precisão. Pode ser que nada aconteça, pode ser que seja uma chuva fraca, intensa e até mesmo uma tempestade de meteoros", explica  o astrônomo Cicco em nota ao Observatório Nacional.


A chuva de meteoros do dia 31 de Maio, é proveniente do cometa 73P/Schwassmann-Wachmann 3 (SW3),  que em suas últimas passagens deixou um rastro de meteoros, e o planeta terra estará passando pelo seu rastro no final de maio, o que pode resultar em um grande espetáculo no céu noturno.

O aconselhamento é que você do hemisfério Sul  mais próximos ao equador, como nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, fiquem atentos à direção Noroeste a partir das 1h55 da manhã (horário de Brasília), pois de acordo com cálculos de diferentes especialistas, a possibilidade de uma intensa chuva poderá ocorrer entre 1h55 e 2h10 da manhã, para se obter uma boa observação do raro fenômeno.

Para os amantes da astronomia que querem uma visualização melhor do fenômino é bom o distanciamento das cidades grandes, “As latitudes próximas a cidade de Manaus e logo acima dela serão as que terão melhor posição para testemunhar esse possível espetáculo, raro e inspirador! Também, recomendamos, que procurem um lugar bem escuro, afastado das luzes de cidades grandes, em um local seguro, para curtir este fenômeno astronômico”, completou Cicco.



Com informações do Observatório Nacional


Postagem Anterior Próxima Postagem