Maior cidade subterrânea do mundo é descoberta no sudeste da Turquia

Midyat é uma cidade histórica localizada na província de Mardin, na Turquia, e é famosa por suas impressionantes edificações subterrâneas. De fato, muitos acreditam que Midyat seja a maior cidade subterrânea do mundo, com mais de 10.000 cavernas, túneis e passagens subterrâneas interconectados, que se estendem por vários níveis e ocupam uma área de mais de 40 km².

A cidade de Midyat tem uma história rica e fascinante. Acredita-se que a cidade foi fundada pelos assírios por volta do século IX a.C. Desde então, Midyat foi governada por uma série de impérios e dinastias, incluindo os persas, romanos, bizantinos e otomanos.

No entanto, foi durante o período medieval que Midyat realmente floresceu. Na época, a cidade era um importante centro comercial e religioso, situada na rota da seda e um ponto de encontro para cristãos, judeus e muçulmanos. Foi durante esse período que muitas das estruturas subterrâneas de Midyat foram construídas.

As cavernas e túneis de Midyat foram criados para uma variedade de propósitos diferentes. Alguns foram utilizados como abrigos durante os conflitos, enquanto outros serviram como depósitos de alimentos ou armazenamento de água. Muitos dos túneis e cavernas também foram usados como habitações, permitindo que as pessoas se protegessem dos rigores do clima extremo na região.

O complexo sistema subterrâneo de Midyat é composto por túneis, escadarias, quartos e cisternas interconectados. Os túneis são estreitos e possuem pouca ventilação, mas são altos o suficiente para permitir que as pessoas se movam em pé. Eles são tão intricados que algumas áreas têm mais de 10 níveis, permitindo que as pessoas se movam facilmente de um local para outro sem serem vistas.

Os quartos subterrâneos de Midyat são uma atração particularmente fascinante. Eles são espaçosos e bem iluminados, com tetos abobadados e arcos ornamentados. Alguns dos quartos são tão grandes que podiam abrigar centenas de pessoas, enquanto outros eram projetados para acomodar uma única família.

O sistema subterrâneo de Midyat também inclui várias cisternas, que foram construídas para armazenar água potável. As cisternas são grandes e profundas, e foram construídas com paredes espessas de pedra para evitar a contaminação da água.

Hoje, a maioria das cavernas e túneis subterrâneos de Midyat estão fechados para o público, mas alguns foram restaurados e transformados em atrações turísticas. O Museu de Midyat, por exemplo, fica em uma caverna subterrânea e apresenta uma coleção de artefatos antigos que contam a história da cidade.

Embora a cidade subterrânea de Midyat seja impressionante, não é a única cidade subterrânea da Turquia. De fato, existem muitas outras cidades subterrâneas em toda a região da Capadócia, como a cidade de Derinkuyu, que é ainda maior do que Midyat e é considerada uma das mais impressionantes do mundo. No entanto, Midyat continua sendo uma das cidades subterrâneas mais fascinantes da Turquia e um testemunho impressionante do engenho humano.

A cidade subterrânea de Midyat é um exemplo da habilidade dos antigos construtores de usar os recursos disponíveis para criar estruturas duráveis e funcionais. A cidade subterrânea é um exemplo notável de como os antigos povos lidaram com a necessidade de sobreviver em um ambiente hostil, usando a tecnologia da época para criar uma comunidade resiliente e bem-sucedida.

Hoje, Midyat é um destino turístico popular para aqueles interessados em história, arqueologia e cultura. Os visitantes podem explorar as cavernas subterrâneas, admirar a arquitetura histórica da cidade e aprender sobre a rica herança cultural da região. A cidade também é famosa por sua artesanato, especialmente a produção de prata, e é um ótimo lugar para comprar lembranças.

Além disso, Midyat é um importante centro religioso, abrigando várias mesquitas, igrejas e mosteiros. A cidade também é famosa por sua culinária, com uma variedade de pratos deliciosos, incluindo kebabs, pães frescos e doces.

Em resumo, Midyat é uma cidade única e fascinante, com uma rica história e cultura. Suas cavernas e túneis subterrâneos são impressionantes e oferecem uma visão única da vida na antiga cidade. Enquanto a cidade pode não ser a maior cidade subterrânea do mundo, continua sendo um dos exemplos mais impressionantes do engenho humano e um destino turístico obrigatório para quem visita a região.