Orkut está de volta: Criador da rede social garante retorno e prepara novidades para os usuários

O Orkut foi uma rede social criada em 2004 pelo engenheiro turco Orkut Büyükkökten, que foi um dos primeiros projetos da Google voltados para redes sociais. O site foi batizado com o nome do seu criador, e logo se tornou muito popular no Brasil, chegando a ser a rede social mais utilizada no país na época.

O Orkut permitia que os usuários criassem perfis, se conectassem com amigos e familiares, participassem de comunidades e compartilhassem fotos e mensagens. A plataforma teve grande sucesso entre os jovens, que a utilizavam como principal meio de interação social online.

No entanto, com o surgimento de outras redes sociais, como o Facebook, o Orkut começou a perder usuários. Em 2014, a Google anunciou o fim da rede social, alegando que o site não estava mais atendendo às necessidades dos usuários e que era necessário investir em outras plataformas.

Em setembro de 2014, o Orkut foi oficialmente encerrado, e todos os perfis, comunidades e dados dos usuários foram apagados. O fim da rede social gerou grande nostalgia entre os brasileiros, que se lembravam com carinho dos tempos em que utilizavam a plataforma para se conectar com amigos e compartilhar momentos importantes de suas vidas.

Orkut Buyukkokten, o fundador da rede social Orkut, surpreendeu seus usuários ao anunciar que a plataforma estaria de volta. Em abril de 2022, o site do Orkut foi reativado, após ter sido descontinuado em setembro de 2014 pelo Google. Os usuários que acessam o portal orkut.com são recebidos por uma mensagem pessoal do próprio Buyukkokten, em que ele informa que está trabalhando em algo novo para a rede social.

Antes de ser encerrado, o Orkut era uma das redes sociais mais populares do Brasil, com milhões de usuários conectados e participando ativamente de comunidades online. O anúncio do fim da plataforma deixou muitos usuários desapontados, e desde então, houve uma grande nostalgia em torno da rede social.

A volta do Orkut foi recebida com entusiasmo por muitos brasileiros, que ficaram emocionados ao reencontrar a plataforma e relembrar momentos importantes de suas vidas. Com a mensagem de Buyukkokten, os usuários ficaram ainda mais curiosos sobre o que está por vir e aguardam ansiosamente por novidades.

Embora ainda não se saiba exatamente o que Buyukkokten está planejando para o Orkut, o fato de ele estar envolvido no processo indica que a plataforma terá um toque pessoal e único. Com sua experiência e conhecimento na área de redes sociais, é possível que o Orkut volte a ser uma das principais plataformas de conexão social no Brasil.

Leia a carta divulgada por Orkut Buyukkokten

"Eu sou o Orkut. Dezessete anos atrás eu comecei uma pequena rede social enquanto eu era engenheiro no Google. Em apenas alguns anos, essa rede social - orkut.com - cresceu para uma comunidade de mais de 300 milhões de pessoas.

Acredito que o orkut.com encontrou uma comunidade porque reuniu tantas vozes diversas de todo o mundo em um só lugar. Trabalhamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde o ódio e a desinformação não fossem tolerados. Trabalhamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde você pudesse conhecer pessoas reais que compartilhavam seus interesses, não apenas pessoas que curtiram e comentaram suas fotos.

O mundo precisa de bondade agora mais do que nunca. Há tanto ódio online nos dias de hoje, e nossas opções para encontrar e construir conexões reais são poucas e distantes entre si. Sempre acreditei que uma amizade é mais do que um pedido de amizade, e dediquei minha vida a ajudar milhões de vocês a construir conexões autênticas com seus vizinhos, familiares, funcionários e os belos estranhos que entram em suas vidas.

Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Eles devem proteger nossos dados, não vendê-los. Eles devem nos dar esperança, não medo e ansiedade. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula. Eu quero que você seja capaz de ser o seu verdadeiro eu, online e offline. Eu quero que você seja capaz de fazer conexões que grudem. Eu quero ajudá-lo a fazer isso com todo o meu coração.

Eu sou um otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!"