Influenciador digital provoca acidente aéreo para ganhar visualizações e tem licença de piloto cassada


É fato notório que o YouTube é atualmente a maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo. Infelizmente, porém, também é verdade que existem pessoas dispostas a fazer qualquer coisa para ganhar visualizações, independente do impacto positivo ou negativo que suas ações possam ter.

Recentemente, um caso envolvendo um influenciador digital norte-americano chamado Trevor Jacob chamou a atenção da mídia e das autoridades reguladoras. Jacob é conhecido por publicar vídeos de esportes radicais e aventuras em seu canal do YouTube, que possui milhões de inscritos e um grande número de visualizações.

No entanto, em dezembro do ano passado, Jacob cruzou a linha do bom senso e do respeito à lei quando decidiu provocar um acidente aéreo para ganhar visualizações. O influenciador publicou um vídeo polêmico em que alegava ter tido uma pane no motor do avião em que estava e que, por isso, precisou saltar de paraquedas para salvar a própria vida.

O vídeo em questão mostra Jacob pulando do avião e abandonando a aeronave, que logo em seguida se choca violentamente contra as montanhas. Várias câmeras instaladas no avião registraram toda a cena, assim como a própria câmera que Jacob usava enquanto saltava de paraquedas.

Como era de se esperar, o vídeo causou uma grande polêmica e provocou uma investigação por parte do FAA, o órgão regulador aéreo dos Estados Unidos. A entidade alegou que toda a situação foi orquestrada e que Jacob provocou deliberadamente o acidente para ganhar visualizações e aumentar sua popularidade na plataforma do YouTube.

Dentre os pontos que chamaram a atenção da entidade reguladora, está o fato de que Jacob estava usando o paraquedas desde a decolagem, a quantidade de câmeras instaladas na aeronave e o fato de que ele abriu a porta do avião antes mesmo de anunciar que estava enfrentando problemas técnicos.

Além disso, o influenciador não realizou nenhum dos procedimentos de emergência comuns nesse tipo de situação, como tentar religar o motor, informar o controle de tráfego aéreo sobre o problema e procurar um lugar seguro para realizar um pouso de emergência.

Como consequência de suas ações irresponsáveis, Jacob teve sua licença de piloto cassada por um ano e, mais importante ainda, colocou em risco a vida de todas as pessoas que estavam a bordo do avião e de quem estava nas proximidades do local do acidente.

Infelizmente, casos como esse demonstram que há pessoas que estão dispostas a colocar a própria vida e a de outras em risco apenas para obter mais visualizações e seguidores nas redes sociais. É fundamental que os influenciadores digitais sejam responsáveis e éticos em suas ações e que não coloquem em risco a integridade física e emocional de outras pessoas em nome da fama e do sucesso. Assista: