O Capitão que Desafiou a Gravidade: A História Inspiradora de Tim Lancaster e o Incrível Incidente da BA 5390


O voo da British Airways 5390, de Birmingham para Málaga em 10 de junho de 1990, é um dos mais notórios acidentes aéreos da história da aviação. Embora tenha sido classificado como um incidente e não um acidente, o incidente da BA 5390 foi um dos casos mais notáveis ​​de sobrevivência em condições extremas de voo e demonstrou a coragem e determinação do capitão Tim Lancaster.

O capitão Tim Lancaster era um veterano piloto da British Airways, com mais de 11.000 horas de voo em seu currículo. Ele tinha 42 anos na época do incidente e era um piloto muito respeitado e experiente. Ele era o comandante da tripulação do voo 5390, que consistia em seis tripulantes de cabine e 81 passageiros a bordo do BAC 1-11.

O voo começou sem problemas e o avião estava em cruzeiro a uma altitude de 17.300 pés quando ocorreu o incidente. O capitão Lancaster estava no assento do piloto, enquanto o copiloto, Alastair Atchison, estava no assento do primeiro oficial. De repente, houve um estrondo alto e a janela do cockpit se quebrou, sugando o capitão Lancaster para fora do avião.

O capitão Lancaster foi parcialmente sugado para fora da cabine, ficando preso pela cintura. Seus pés ainda estavam dentro do avião, mas seu corpo estava exposto ao ar a 17.000 pés acima do solo. O copiloto imediatamente agarrou as pernas do capitão Lancaster, evitando que ele fosse sugado completamente para fora do avião.

Enquanto isso, a cabine ficou em um estado de caos. A tripulação de cabine tentou ajudar o copiloto a manter o capitão Lancaster dentro do avião. Eles usaram cintos de segurança e outros equipamentos para tentar puxá-lo para dentro da cabine, enquanto os passageiros entravam em pânico e gritavam.

Apesar da terrível situação, o copiloto Atchison manteve a calma e tentou aterrar o avião o mais rápido possível. Ele conseguiu descer o avião em um mergulho acentuado para uma altitude de 12.000 pés, onde o ar era mais respirável. O capitão Lancaster ainda estava preso do lado de fora da cabine, mas agora a pressão do ar era menor, o que permitiu que o copiloto o puxasse de volta para a cabine.


Com a ajuda da tripulação de cabine, o copiloto Atchison conseguiu pousar o avião com segurança no aeroporto de Southampton. Após o incidente, o capitão Lancaster foi imediatamente levado para o hospital em Southampton, onde recebeu tratamento para suas lesões. Ele foi submetido a cirurgia para corrigir fraturas em suas pernas, pélvis e mão esquerda, além de receber tratamento para a hipotermia que sofreu enquanto ficou exposto ao ar frio e à alta altitude.

Após a cirurgia, o capitão Lancaster passou vários meses se recuperando no hospital e em casa. Ele teve que passar por fisioterapia intensiva para recuperar a mobilidade em suas pernas e mão esquerda, além de ter que se adaptar a outras limitações físicas causadas pelo incidente.

Apesar das lesões graves que sofreu, o capitão Lancaster mostrou uma notável determinação e força de vontade em sua recuperação. Ele trabalhou duro para recuperar sua mobilidade e força física, e foi capaz de retornar à atividade normal após vários meses de tratamento e reabilitação.


O incidente da BA 5390 foi amplamente coberto pela mídia em todo o mundo e a coragem do capitão Lancaster e da equipe de bordo foi amplamente elogiada. O capitão Lancaster foi homenageado por sua bravura e recebeu o prêmio Queen's Commendation for Valuable Service in the Air. Ele também foi convidado para falar em várias conferências de segurança aérea e foi reconhecido como um exemplo de como a formação adequada pode ajudar os pilotos a enfrentar situações de emergência e lidar com elas com calma e confiança.

O incidente da BA 5390 também levou a uma revisão das normas de segurança das janelas da cabine dos aviões, com mudanças significativas nas regulamentações para garantir a segurança dos passageiros e tripulantes. Além disso, o incidente levou a uma maior conscientização sobre a importância do treinamento de emergência para tripulantes de cabine e pilotos.

O incidente da BA 5390 é um lembrete poderoso de como a preparação adequada e a coragem podem ajudar a salvar vidas em situações de emergência. A habilidade e a determinação do capitão Lancaster e da equipe de bordo foram fundamentais para garantir que todos os passageiros e tripulantes a bordo do voo sobrevivessem. Suas ações são um testemunho da importância do treinamento adequado e da necessidade contínua de melhoria nas normas de segurança da aviação.