Mês de julho será marcado por superlua e chuva de meteoros


O mês de junho foi um período espetacular para os amantes da astronomia, com dois eventos extraordinários ocorrendo quase simultaneamente: o raríssimo alinhamento dos planetas e uma deslumbrante superlua. Aqueles que apontaram suas câmeras para o céu foram recompensados ​​com fotos incríveis, que certamente se tornarão lembranças valiosas.

Mas as maravilhas celestiais não param por aí! O mês de julho promete ser igualmente emocionante para aqueles que apreciam os mistérios do universo. Uma das atrações mais esperadas será a maior superlua do ano até agora, que ocorrerá no dia 13 de julho. Conhecida como a lua dos cervos, ou "Buck Moon", em homenagem à época em que os chifres dos cervos machos crescem, a superlua de julho será um espetáculo de beleza que não pode ser perdido.


Nesse dia, a lua estará no estado conhecido como perigeu, quando ela se encontra mais próxima da Terra. Como resultado, ela parecerá 15% maior e 30% mais brilhante no céu noturno. Será uma oportunidade única para observar a lua em todo o seu esplendor, com seus contornos e detalhes mais nítidos e impressionantes do que nunca.

Mas isso não é tudo: julho também trará uma chuva de meteoros emocionante para os observadores celestes. A Delta Aquáridas Austrais é um fenômeno anual que ocorre entre os dias 12 de julho e 23 de agosto. Durante essa época, os rastros deixados pelos agrupamentos dos cometas Marsden e Kracht poderão ser vistos no céu noturno.

Este ano, o evento pode começar entre os dias 12 e 14 de julho e atingir o ápice entre os dias 28 e 29. Os moradores de todas as regiões do Brasil poderão observar as luzes da Delta Aquáridas, sem restrições. Será uma verdadeira festa de luzes no céu, que certamente impressionará os espectadores e criará lembranças inesquecíveis.

Em suma, julho promete ser um mês inesquecível para aqueles que se encantam com as maravilhas celestiais. A maior superlua do ano até agora e a chuva de meteoros Delta Aquáridas Austrais são dois eventos imperdíveis que proporcionarão uma experiência única e emocionante para todos os observadores do céu noturno.