O Mistério de Dan B. Cooper: O Lendário Ladrão de Aeronaves Que Desapareceu Sem Deixar Rastros

Dan B. Cooper, também conhecido como D.B. Cooper, é um lendário ladrão de aeronaves que desapareceu misteriosamente após um dos crimes mais notórios da história dos Estados Unidos. Seu nome se tornou sinônimo de um mistério sem solução, intrigando o público e a polícia por décadas. Neste artigo, exploraremos a história de Dan B. Cooper, desde o roubo de avião até as várias teorias sobre sua identidade e destino final.

O Roubo do Avião

Em 24 de novembro de 1971, um homem misterioso embarcou no voo 305 da Northwest Orient Airlines, que ia de Portland para Seattle. O homem se identificou como Dan Cooper e, durante o voo, exigiu US$ 200.000 em dinheiro e quatro paraquedas. Ele ameaçou detonar uma bomba que ele disse ter em sua mala se suas demandas não fossem atendidas. Depois que o avião pousou em Seattle, as autoridades concordaram em entregar o dinheiro e os paraquedas.

Com o dinheiro e os paraquedas em mãos, Cooper liberou os passageiros e a tripulação, e instruiu o piloto a voar para o sul em direção ao México, a uma altitude baixa e com o trem de pouso baixado. Enquanto o avião estava no ar, Cooper abriu a porta traseira e saltou do avião com um dos paraquedas e o dinheiro. Nunca mais foi visto.

As Investigacões

Uma extensa busca por Cooper foi iniciada pela polícia e pelo FBI, mas nenhum rastro do criminoso foi encontrado. O dinheiro roubado nunca foi recuperado, apesar de alguns pacotes terem sido encontrados em 1980 na margem do rio Columbia. Em 1986, uma criança encontrou uma quantia de dinheiro em uma praia do rio Columbia, mas nunca se soube se era parte do dinheiro do roubo.

As investigações sobre o roubo continuaram por décadas. O FBI entrevistou centenas de pessoas e seguiu diversas pistas, mas nunca encontrou uma identificação concreta para Cooper ou seu paradeiro. Em 2016, o FBI anunciou que estava suspendendo oficialmente a investigação, dizendo que havia esgotado todas as possibilidades de identificar o ladrão.

Teorias Sobre a Identidade de Cooper

Desde o roubo em 1971, muitas teorias surgiram sobre a identidade de Dan Cooper. Várias pessoas foram suspeitas ao longo dos anos, incluindo criminosos conhecidos e indivíduos que pareciam se adequar à descrição física de Cooper.

Em 2011, um homem chamado Robert Rackstraw foi apontado como suspeito pelo autor de um livro sobre o caso Cooper. Rackstraw havia sido investigado pelo FBI no passado, mas as provas contra ele eram fracas. Rackstraw morreu em 2019 e nunca foi formalmente acusado pelo crime.

Outras teorias incluem a ideia de que Cooper era um agente da CIA, que o dinheiro roubado foi usado para financiar atividades clandestinas ou que Cooper morreu durante o salto. No entanto, nenhuma dessas teorias foi comprovada.

O Legado de Dan Cooper

O roubo de Dan Cooper tornou-se um marco na história dos Estados Unidos e inspirou vários filmes, programas de TV e livros. O nome "D.B. Cooper" tornou-se um símbolo de mistério e intriga, e a lenda de Cooper continua a fascinar o público.

Embora o caso de Dan Cooper nunca tenha sido resolvido, o FBI ainda mantém uma pasta aberta sobre o caso e incentiva qualquer pessoa com informações relevantes a entrar em contato com a agência. Em 2020, o FBI divulgou novas informações sobre uma ligação telefônica feita por um suspeito em potencial, mas não revelou a identidade do indivíduo.

O roubo de avião de Dan Cooper é um caso fascinante e duradouro de crime sem solução. A falta de respostas concretas apenas aumentou a lenda de Cooper, tornando-o um personagem misterioso e enigmático na história dos Estados Unidos. Seu legado como ladrão de aeronaves continuará a intrigar as pessoas por muitos anos.