Furacão Lan deixa rastro de destruição na Flórida, com prejuízos materiais e humanos


Após sua passagem por Cuba, o furacão Lan deixou um rastro de destruição e agora atinge a Flórida nos Estados Unidos. Com ventos que chegaram a 246 km/h e sendo classificado como um furacão de categoria 4 na escala Saffir-Simpson, um dos mais poderosos dos Estados Unidos, o Lan causou prejuízos e inundações catastróficas no estado.

De acordo com informações recentes, cerca de 1,8 milhões de pessoas estão sem acesso à energia elétrica e muitos moradores foram obrigados a abandonar suas casas por causa da tempestade. Além disso, um barco de imigrantes cubanos com 27 pessoas a bordo foi pego pela tempestade e, até o momento, 23 pessoas estão desaparecidas, enquanto outras 4 conseguiram chegar à costa nadando.


As elevações da altitude do mar chegam a 5 metros e a tempestade arrastou carros, inundou casas e arrastou barcos, deixando moradores ilhados pelas cidades da Flórida. A situação é tão grave que muitos moradores da costa do golfo do México fugiram para regiões mais altas.

As mobilizações para conter os estragos causados pelo furacão já contam com carros anfíbios e mais de 42 mil eletricistas, 7 mil da guarda nacional e 179 aeronaves. Apesar disso, o governador do estado da Flórida, Ron DeSantis, afirma que ainda haverá danos ao estado.

Apesar de já ter enfraquecido, o furacão Lan ainda é considerado uma ameaça à Carolina do Norte, onde foi reduzido a uma tempestade tropical, com rajadas de vento de aproximadamente 120 km/h. Segundo relatos, esta é a pior tempestade já enfrentada pela Flórida e pelos Estados Unidos, e os danos causados por ela serão sentidos por muito tempo.

Com a passagem do furacão Lan, a Flórida enfrenta um momento de grande dificuldade. Além dos danos materiais, muitas pessoas estão sofrendo com a falta de energia elétrica e com a destruição de suas casas e propriedades.

As equipes de emergência estão trabalhando incansavelmente para restaurar a energia elétrica e ajudar aqueles que foram afetados pela tempestade. Carros anfíbios estão sendo usados para ajudar na remoção de pessoas e bens das áreas inundadas, enquanto as equipes de resgate estão trabalhando para localizar os desaparecidos e garantir a segurança da população.

Para muitos moradores, a situação é desesperadora, especialmente aqueles que perderam tudo para a tempestade. O governador Ron DeSantis garantiu que o estado está fazendo tudo o que pode para ajudar os afetados e que nenhum esforço será poupado para ajudar a Flórida a se recuperar.

A tempestade também afetou a economia da região, com muitas empresas e comércios fechando temporariamente por causa dos danos causados pela tempestade. Além disso, muitos turistas cancelaram suas viagens, o que causou um impacto negativo no setor de turismo, que é uma das principais fontes de renda da Flórida.

No entanto, a comunidade está se unindo para ajudar aqueles que foram afetados pela tempestade. Muitas organizações estão arrecadando doações para ajudar as pessoas que perderam tudo para a tempestade, enquanto voluntários estão trabalhando para ajudar na limpeza e reconstrução das áreas afetadas.

Embora o pior já tenha passado, ainda há muito trabalho a ser feito para ajudar a Flórida a se recuperar da tempestade. No entanto, a solidariedade e a determinação da comunidade estão dando esperança às pessoas afetadas e mostrando que, juntos, eles podem superar essa crise.