Como é a pobreza na Alemanha?


Dentre os países mais ricos do mundo, está a Alemanha que uma a cada seis pessoas é ameaçada pela pobreza. Mais como é ser pobre em um país de primeiro mundo como a Alemanha?

Na 20ª posição do ranking mundial pelo seu PIB até no ano de 2021 está a Alemanha, embora isso 13,8 milhões de pessoas são submetidas a pobreza, em um país com uma população de 83,2 milhões de abitantes.

Já em 2022 foi publicado um relatório pelo governo que afirma, que á uma distância crescente entre pobres e ricos, que não significa que o país esteja passando fome.

A pobreza medida na ciência social, se divide em duas partes, a pobreza absoluta aonde a á falta de alimentos e moradias, quando não se tem condições de fazer as coisas mais básicas e a pobreza relativa aonde se méde pela média de uma sociedade, onde se tem os recursos financeiros suficiente para sobreviver, mais não para adquirir os desejos básicos.

Já na Alemanha quanto ao salário mínimo com o novo reajuste de outubro de 2022 é de 12 euros por hora e 40 horas por semana, o que equivale a 1.922 euros mensais o que convertido para o real equivale a R$ 9949 reais, que na renda anual equivale a 23.000 euros por ano.

No Brasil o salário mínimo é em torno de R$ 1.200 reais mensais, o que seria 231 euros por mês ou 2.772 euros por ano, nisso percebemos que o relativamente pobre na Alemanha poderia viver confortavelmente bem no Brasil.

Já um trabalhador(a) ganhando em média 1.350 euros mensais que significa 16.200 por ano, é considerado pobre ou baixa renda. Na cotação do euro até a publicação deste artigo.

Para desempregados no país europeu, existe uma espécie de seguro desemprego, chamado de Hartz IV uma ajuda social do governo, que geralmente dura 12 meses até que a pessoa possa entrar no mercado de trabalho, o estado também sustenta água, gás e eletricidade. Até o ano de 2020, 5,3 milhões de pessoas estavam vivendo dessa verba do governo. 

Vendo por isso é possível dizer que não á pobreza na Alemanha. Mais na realidade não é bem assim, a pobreza pós pandemia chegou a níveis altíssimos, juntamente com a inflação no país que continua crescendo a cada ano. No ano de 2020 chegou a 16,1 milhões de pessoas vivendo abaixo do nível da pobreza, motivados pela pandemia da covid-19.

Mesmo aqueles que tem um emprego com regime integral, não conseguem se manter, 
além disso os números também continuam crescendo, mesmo com um salário mínimo de 1.922 euros que é considerado acima do nível da pobreza, é logo consumido pela alta inflação.

Os cidadãos alemães estão tendo dificuldades com os aumentos no custo de vida na Alemanha, tendo dificuldades em arca com os preços do pão, legumes, frutas e do leite nos supermercados. Muitos agora recorrem aos serviços de distribuição gratuita de alimentos, até o ano de 2020 pouco mais de 1 milhão de pessoas recorriam a estes recursos, diferente dos 2 milhões de pessoas que dependem agora na Alemanha.

Para aposentados com aposentadoria relativamente baixa á uma ajuda do estado ou para pessoas que recebem pouco no salário ou quem só pode trabalhar meio período, mais muitos não admitem o estado em que vivem e acabam por renunciar estas ajudas oferecidas pelo estado, por setirem vergonha.

Postagem Anterior Próxima Postagem