Elon Musk anuncia aquisição do Twitter por 44 bilhões de dólares e planeja transformá-lo em uma plataforma de liberdade de expressão

O famoso bilionário Elon Musk surpreendeu a todos ao anunciar, em sua conta pessoal no Twitter, que finalizou a aquisição da rede social. Apesar de ainda não haver confirmação oficial por parte do Twitter, a transação ocorreu na quinta-feira e o anúncio oficial está previsto para a sexta-feira.

A compra foi realizada pelo valor inicial de 44 bilhões de dólares, o que representa cerca de 235 bilhões de reais, após meses de negociações. O processo resultou na demissão dos principais executivos da empresa, incluindo o CEO Parag Agrawal, o CFO Ned Segal e o diretor jurídico Vijaya Gadde. Eles deixaram a sede do Twitter em São Francisco e não retornaram.

Com a aquisição, Elon Musk passou a deter o controle total e exclusivo de uma das mais importantes plataformas digitais do mundo para debates políticos e sociais. Ele se tornou o principal acionista do Twitter ao adquirir várias ações antes de anunciar a compra da rede social.

No entanto, o bilionário tentou desistir do acordo quando alegou que o número de contas falsas no Twitter era maior do que o divulgado anteriormente. A empresa entrou na justiça e forçou Musk a cumprir o acordo, alegando que ele estava legalmente obrigado a fazê-lo.

Apesar de analistas apontarem a desvalorização das ações e as dificuldades de crescimento como desvantagens da aquisição, Musk afirmou em uma teleconferência que o Twitter tem um potencial incrível e que ele está tentando ajudar a humanidade a criar uma "praça comum" para ajudar as pessoas. Ele pretende tornar a rede social uma plataforma de liberdade de expressão, acabando com as contas falsas, mas ressaltou que não permitirá comportamentos prejudiciais sem punição.

Musk defendeu o uso saudável das mídias sociais como uma questão importante para o futuro da civilização, enfatizando a necessidade de evitar a fragmentação em "câmaras de eco" de extrema direita e esquerda que geram mais ódio e dividem a sociedade. Em uma carta publicada em sua conta oficial no Twitter, ele escreveu: "Eu comprei o Twitter para tentar ajudar a humanidade, que eu amo".

Tudo indica que o futuro do Twitter está nas mãos do bilionário que, com sua visão e estratégia, pode transformar a rede social em algo ainda mais relevante e significativo para o mundo.