A inteligência artificial (IA) já são bem presentes em nossas vidas, servindo para proteger os meios digitais, como por exemplo, bancos, computadores e etc, e ainda está cada vez mais ganhando espaço no cotidiano.
A inteligência artificial é uma tecnologia que consegue aprender o conhecimento, através de experiências até que estejam aptas, para exercer tarefas assim como seres humanos.
Mais agora a tecnologia parece tomar cada vez mais espaço nas nossas vidas, o avanço da tal está acontecendo de maneira bastante acelerada. Um partido recém criado planeja lançar uma Inteligência artificial nas eleições desse ano na Dinamarca, o chamado Partido Sintético.
O partido planeja uma cadeira no palarmento, com uma IA. O partido foi criado por Asker Staunæs, para a representação de 20% dos eleitores no país, que não tem uma representação clara no palarmento Dinamarquês, por não se identificarem com os atuais governantes no país, uma parcela de pessoas de uma classe bem específica.
"Estamos representando os dados de todos os partidos marginais que estão tentando ser eleitos para o parlamento mas não têm assento”, disse Staunæs em suas palavras.
Asker Staunæs também é um artista-pesquisador da organização sem-fins lucrativos MindFuture, a mesma responsável pela criação da inteligência que pretende entrar na política.
A liderança do Partido Sintético é feita por um Leader Lars, que é basicamente um Chatbox usando de inteligência artificial IA, que também estar disponível para responder perguntas de eleitores online.
O Partido Sintético tem como um de seus ideais, defender a igualdade sem descriminação, defendendo independentemente do credo, gênero, cor ou raça de qualquer pessoa. Mais porém para lançar a inteligência a candidatura, o partido precisa de 20.000 assinaturas, o que até ao momento da publicação deste artigo, até agora somente 11 assinaturas, o que pode dificultar que a IA concorra a próxima eleição.
Sendo também importante dizer que o partido precisará ter um representante humano, mesmo que sendo guiado por uma inteligência artificial.