Força Espacial dos EUA bate recorde com missão de quase 1.000 dias em órbita com o avião espacial X-37B


A USSF é uma força militar dos Estados Unidos que foi estabelecida recentemente, em 2019, como uma ramificação independente da Força Aérea dos EUA. A principal função da USSF é manter as operações espaciais e proteger os interesses dos Estados Unidos no espaço, incluindo a vigilância e a segurança do espaço aéreo.

Uma das ferramentas mais impressionantes à disposição da USSF é o avião espacial X-37B, um veículo autônomo e não tripulado que é capaz de permanecer em órbita por longos períodos de tempo. Desde o seu primeiro lançamento em 2010, o X-37B tem sido um mistério para muitos, devido à falta de informações sobre as suas missões e objetivos.

A USSF alcançou um novo marco na exploração espacial ao concluir uma missão recorde com seu avião espacial X-37B. A missão, conhecida como OTV-6, foi a sexta realizada pela força espacial americana e durou incríveis 908 dias em órbita ao redor da Terra. O pouso da aeronave ocorreu no Centro Espacial Kennedy (KSC) da NASA, localizado na Flórida, em 12 de novembro.


O X-37B é um avião espacial autônomo, não tripulado e foi projetado pela Boeing inicialmente para a NASA. No entanto, a aeronave foi aprimorada para uso militar e se assemelha a um ônibus espacial em miniatura, medindo apenas 8,8 metros de comprimento. O tempo de operação do X-37B em suas missões ultrapassa os 10 anos em órbita e um total de 2,1 bilhões de quilômetros percorridos.

A missão OTV-6 quebrou o recorde anterior do X-37B de 780 dias em órbita, com cerca de 130 dias a mais no espaço. Jim Chilton, vice-presidente da divisão Espaço e Lançamentos da Boeing, descreveu a nova capacidade do avião espacial como "o máximo que já levamos para a órbita no X-37B". Ele se orgulha de ter conseguido provar essa nova e flexível capacidade para o governo e seus parceiros da indústria.

Desde o primeiro lançamento do X-37B em 2010, a aeronave vem quebrando recordes e fornecendo aos Estados Unidos uma capacidade incomparável de testar e integrar rapidamente novas tecnologias espaciais. A missão OTV-6 continuou esse legado, ultrapassando limites e experimentando tecnologias avançadas em órbita.


No entanto, a Força Especial dos Estados Unidos não revelou muitos detalhes sobre a missão, o que gerou muitas especulações sobre o seu propósito. Muitas das cargas úteis e experimentos transportados pelo X-37B são confidenciais e altamente secretos. A Boeing descreve o avião espacial como um módulo de testes para observação de cargas úteis e experimentos espaciais, bem como para avaliar o comportamento dessas cargas úteis em solo.

Ainda assim, algumas informações sobre a missão OTV-6 foram divulgadas. A NASA confirmou que o X-37B deixou em órbita um pequeno satélite chamado FalconSat-8 com um total de cinco cargas úteis. Além disso, foi instalado no avião um módulo de rádio frequência em antena fotovoltaica do laboratório de pesquisa naval.

O tenente-coronel Joseph Fritschen, diretor do programa X-37B do Escritório de Capacidades Rápidas da Força Aérea, relatou que a adição do módulo de serviço no OTV-6 permitiu hospedar mais experimentos do que nunca. Ele também enfatizou a importância da capacidade do X-37B de conduzir experimentos em órbita.