O Arctic Code Vault (Cofre do Código do Ártico em tradução livre) foi projetado e realizado na sua fabricação em aço, a arte foi gerada por Inteligência artificial (IA) controlada pelo artista Alex Maki-Jokela. Os preciosos arquivos foram guardados com qualidade de museu, a estrutura do cofre pesa aproximadamente 1400kg.
Rune Bjerkestrand fundador da Piql empresa que atualmente administra o cofre, disse em entrevista que o ártico é o lugar perfeito para o armazenamento dos arquivos, "É uma área seca e congelada, perfeita para armazenar rolos de filme a longo prazo".
Também as preocupações de que os arquivos poderiam perecer em virtude de guerras, levaram a escolha das ilhas do arquipélago Svalbard que embora faça parte da Noruega, o arquipélago é desmilitarizado sendo uma das áreas mais politicamente estáveis do mundo, "Historicamente, quando há guerras, arquivos são destruídos. Então, ter um arquivo em um local protegido em um lugar remoto regulado por tratado internacional, dá uma segurança extra de que eles não serão atacados" disse Rune Bjerkestrand.
Embora todas essas preocupações, é impossível dizer ao certo se toda essa obra poderá suportar mil anos. Porque mesmo assim ainda é muito tempo e as incertezas dão dúvidas quanto a durabilidade de tal.
Mesmo assim as futuras gerações poderão contemplar as obras guardadas no ártico, mais mesmo se as gerações futuras não saberem ao certo o que á dentro do cofre, poderam intender que é de suma importância.
Por esse e outros motivos o GitHub no dia 2 de fevereiro de 2020, arquivou todos os repositórios de códigos de programação ativos, em Open source.