A megacidade sendo construida na Arábia Saudita


A megacidade a The Line que em português (A linha), está avançando em sua construção, uma megacidade futurista na Arábia Saudita. A cidade de dois trilhões de reais, tem como o objetivo a inutilização de carros e a inexistência de ruas e o uso principal de energia limpa.

O projeto foi apresentado publicamente em 2021, pelo príncipe Mohammad bin Salman, como o projeto para a primeira cidade sem a emissão do CO2. Vale lembrar que a arábia saudita é o país que mais emite o tal poluente, sendo 586,398 megatons em 2021.

Veja o vídeo divulgado pela Neon empresa responsável pelo construção do projeto.

A cidade se inicia nas margens do mar vermelho, seguindo por 170 kilomêtros a dentro no deserto, mais com apenas 200 metros de largura o que faz a cidade perfeitamente reta em forma de uma linha, fazendo proceder o nome "A linha" ou "The Line", o formato em particular foi escolhido para reduzir o impacto ambiental, protegendo 95% da natureza, segundo acegura o próprio príncipe.

Segundo o próprio site a "The Line é uma revolução civilizacional que coloca os humanos em primeiro lugar, proporcionando uma experiência de vida urbana sem precedentes, preservando a natureza circundante. Ele redefine o conceito de desenvolvimento urbano e como as cidades do futuro devem ser.".

Além disso a cidade também vai contar com muros espelhados que a circundarão e dentro dos seus muros averar centros médicos, locais de entretenimento, distritos comerciais, entre outros. A cidade acomodara dentro de seus muros cerca de 9 milhões de pessoas, tendo a seu dispor todo o aconchego. A cidade estará elevada a 500 metros acima do nível do mar.

A empresa responsável pela criação é a Neon, empresa criada pelo governo da Arábia Saudita, para inovar o país. E embora não há carros ou emissão de CO2, será possível viajar de ponta a ponta em apenas vinte minutos por um meio de transporte super rápido que funciona por energia limpa. Fora isso a cidade contará com bairros caminhaveis em apenas cinco minutos, além de um microclima consistente.

"THE LINE enfrentará os desafios enfrentados pela humanidade na vida urbana de hoje e iluminará formas alternativas de viver. Não podemos ignorar a habitabilidade e as crises ambientais enfrentadas pelas cidades de nosso mundo, e NEOM está na vanguarda do fornecimento de soluções novas e criativas para abordar essas questões. NEOM está liderando uma equipe das mentes mais brilhantes em arquitetura, engenharia e construção para tornar realidade a ideia de construir para cima." disse o príncipe herdeiro em um comunicado.

A The Line faz parte do progama Saudi Vision 2030, que é uma estratégia para reduzir a dependência da Arábia Saudita ao petróleo, o governo local do país deu uma estimativa de 460.000 mil novos empregos pelo programa, o que fará um aumento no PIB de US$ 48 bilhões. Mesmo não sendo fácil o projeto é um investimento que custará meio trilhão em dolar, chegando até mesmo com algumas estimativas de US$ 1 trilhão.

As escavações iniciaram em outubro de 2022, de acordo com cálculos acredita-se que já se removeram 26 milhões de metros cúbicos de solo desértico, o que já equivale a 78 vezes o volume do maior edifício do mundo, o Burj Khalifa. Mais o projeto ainda está no começo e a muito o que fazer para a conclusão de tal.
Postagem Anterior Próxima Postagem