O garoto de 17 anos que pois em risco a vida de 40 mil pessoas


Um jovem de apenas 17 anos tentava realizar uma construção sobremaneira perigosa e incomum e ao mesmo tempo extremamente arriscada, o que acabou por colocar a vida de pelo menos 40.000 mil pessoas em risco.

O garoto David Charles Hahn, tentou construir um reator nuclear no próprio quintal, em um balcão na casa de sua mãe. Primeiramente o jovem montou um pequeno laboratório no porão da casa onde residia. O jovem fazia pequenos bicos como entregar jornais, por  exemplo, para realizar suas experiências e manter seu laboratório. O jovem equipou seu local de trabalho com tubos de ensaio, pipetas, bicos de Bunsen, e etc.

O garoto se mostrava desde de cedo um gênio da química, aos 12 anos de idade já lia livros de química de níveis universitários. Apaixonado pela ciência desde cedo, realizando inúmeras experiências, o que um dia uma dessas experiências acabou por termina com a sua casa em chamas, o que sua mãe se sentiu obrigada a força o garoto a mudar seu pequeno laboratório para o balcão da casa da família onde servia de de depósito.

Já na idade de 17 anos o garoto pensou em fazer uma experiência diferente, ainda no mesmo balcão, um reator nuclear. Aonde realizou um esforço de dois anos, e se passou por um professor de física, além de contatar o Comissão Reguladora Nuclear dos EUA, até adquirir todo o material necessário, além de todo o conhecimento que precisava para o feito.

O material radioativo ele conseguiu mandando pedidos a diversos laboratórios e organizações. É claro que hoje com o avanço tecnológico não é possível conseguir material radioativo dessa forma, estamos falando de algo que ocorreu nos anos noventa.

David conseguiu até mesmo um pouco de urânio, vindo da antiga Tchecoslováquia. O garoto teve sucesso em fazer o reator, porém os níveis de radiação na sua casa começaram a aumentar de forma altamente significativa, e depois até mesmo vários metros da sua casa, isso ele descobriu realizando uma leitura de radiação no local.

O garoto vendo o risco que ele e outros corriam, se sentiu na obrigação de desmantelar o projeto. Porém os vizinhos vendo a movimentação estranha do garoto chamaram a polícia que o acharam em seu carro. A polícia encontrou materiais e que avisados pelo garoto souberam que eram radioativos, a polícia então contatou as autoridades federais, logo a casa da mãe do garoto foi limpa pela Agência de Proteção Ambiental.

Depois disso o garoto ficou chocado com o escândalo, além disso o suicídio de sua mãe em 1996, desencorajam o garoto, embora ele tenha terminado o ensino médio não teve planos após isso.

Até que seu pai e madrasta, deram ânimo para que ele entrasse na Marinha, onde realizou a sua carreira. Mais embora tenha sido exposto a altos níveis de radiação, se recusou a qualquer teste para medir os efeitos em seu corpo, acredita-se que o contato com material radioativo tenha diminuído a expectativa de vida de Hahn. Até que em 2016 o David Hahn faleceu aos 39 anos, por uma intoxicação alcoólica.
Postagem Anterior Próxima Postagem