O adolescente temerário: como um jovem de 17 anos colocou 40 mil vidas em perigo


David Charles Hahn nasceu em 30 de outubro de 1976 em Royal Oak, Michigan, nos Estados Unidos. Ele cresceu em uma família de classe média e desde muito jovem mostrou interesse em ciência e tecnologia. Na escola, ele se destacava em matemática, física e química, e gostava de fazer experimentos em casa.

No entanto, sua vida pessoal era tumultuada. Seus pais se divorciaram quando ele era criança e sua mãe se casou novamente com um homem que, segundo David, era abusivo. Ele também lutou contra o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e, mais tarde, contra o vício em drogas.

Apesar desses desafios, David continuou a se interessar por ciência e tecnologia. Aos 12 anos, ele construiu um laboratório em seu quarto e começou a realizar experimentos com produtos químicos. Ele também se interessou por rádio-amadorismo e começou a construir e consertar aparelhos de rádio em casa.


Inicialmente, o jovem tomou a iniciativa de estabelecer um ambiente propício para a realização de suas experiências no porão da casa em que habitava. Para viabilizar esse projeto, ele passou a realizar pequenos trabalhos remunerados, como a entrega de jornais, a fim de angariar fundos que possibilitassem a aquisição de equipamentos e materiais necessários para a montagem do laboratório.

Determinado a alcançar seus objetivos, o jovem investiu seus recursos na aquisição de itens como tubos de ensaio, pipetas, bicos de Bunsen, entre outros equipamentos de laboratório essenciais para a condução de experimentos científicos de qualidade. Dessa forma, ele conseguiu equipar o seu local de trabalho com tudo o que era necessário para executar suas pesquisas e explorar sua curiosidade científica.

No entanto, seu maior projeto foi a construção de um reator nuclear. Aos 17 anos, David começou a colecionar materiais radioativos de fontes como relógios antigos, detectores de fumaça e lanternas de emergência. Ele usou esses materiais para construir um reator nuclear improvisado em sua casa, utilizando instruções encontradas em livros e na internet.


Além disso ele decidiu construir um reator nuclear. Apesar de sua juventude, David estava determinado a realizar essa experiência única. Ele passou dois anos trabalhando diligentemente em seu projeto, que envolveu contatar a Comissão Reguladora Nuclear dos Estados Unidos e se fazer passar por um professor de física para adquirir o conhecimento e os materiais necessários.

Durante esse tempo, David trabalhou incansavelmente para conseguir todos os materiais que precisava, inclusive o material radioativo. Embora hoje em dia isso seja quase impossível, na década de 1990, David conseguiu enviar pedidos a diversos laboratórios e organizações para conseguir o que precisava. Ele até mesmo conseguiu um pouco de urânio vindo da antiga Tchecoslováquia.

Após dois anos de trabalho árduo, David conseguiu construir seu reator nuclear. Infelizmente, isso acabou levando a algumas consequências perigosas. Os níveis de radiação na casa de David começaram a aumentar de forma significativa, e isso se espalhou por vários metros ao redor de sua casa. David só descobriu a extensão do problema quando fez uma leitura de radiação no local.

O reator nuclear de David era altamente perigoso e ilegal. Ele usou materiais altamente radioativos, como amerício-241 e urânio-238, e não tomou as precauções adequadas para evitar a exposição à radiação. Ele também construiu o reator em uma área residencial, colocando a vida de outras pessoas em risco.

Em 1994, a polícia local recebeu uma denúncia anônima sobre um adolescente que estava manipulando materiais radioativos em sua casa. As autoridades investigaram e descobriram o reator nuclear de David. Ele foi preso e o reator foi desmantelado pelas autoridades federais.


A construção do reator nuclear por David Hahn não só colocou em risco a vida das pessoas próximas a ele, mas também expôs um número significativo de pessoas ao perigo. Acredita-se que ele tenha coletado mais de mil fontes radioativas de diferentes origens, muitas das quais foram compradas em lojas de eletrônicos e laboratórios. 

Como resultado, o reator que ele improvisou continha uma quantidade considerável de material radioativo. Caso algo tivesse dado errado, o dispositivo teria ameaçado a vida de até 40.000 pessoas, de acordo com alguns especialistas em segurança nuclear. Felizmente, o reator foi desmantelado antes que pudesse causar danos graves ou mortais.

Após o incidente, David se tornou famoso em todo o mundo. Ele foi condenado por posse ilegal de materiais radioativos e condenado a três anos de liberdade condicional. Sua história foi contada em vários documentários e livros, e ele se tornou conhecido como o "garoto do reator nuclear".

Após ser confrontado com o escândalo do caso, o jovem ficou profundamente abalado, e ainda mais desencorajado pela tragédia do suicídio de sua mãe em 1996. Essas circunstâncias adversas contribuíram para que o rapaz, mesmo tendo concluído o ensino médio, não vislumbrasse nenhum plano ou perspectiva para seu futuro imediato.

Mais após ser encorajado por seu pai e madrasta, David Hahn ingressou na Marinha e construiu sua carreira lá. No entanto, apesar de ter sido exposto a altos níveis de radiação, ele se recusou a fazer testes para medir seus efeitos em seu corpo. É acreditado que o contato com material radioativo tenha diminuído sua expectativa de vida. Infelizmente, em 2016, David Hahn faleceu aos 39 anos devido a uma intoxicação alcoólica.

O legado de David Hahn é complexo e controverso. Por um lado, sua curiosidade e interesse pela ciência e tecnologia são admiráveis, e sua construção de um reator nuclear improvisado mostra uma mente brilhante e criativa. No entanto, suas ações também foram extremamente perigosas e colocaram a vida de outras pessoas em risco. A construção de um reator nuclear amador é uma atividade altamente ilegal e inaceitável,