O estranho peixe que pela própria discrição que deu o mergulhador tinha o que parecia dentes humanos, o atacou mordendo na sua perna, o que causou uma forte dor de forma agonizante. No vídeo divulgado pela própria empresa nas redes sociais é possível ouvir alguns palavrões, pronunciados pelo mergulhador no momento.
O mergulhador estava em uma equipe de oito outros mergulhadores, liderados por uma sócia da empresa Mar Hosted Trips, Maira Thomas. O grupo por decorrência de uma correnteza no fundo do mar, teve que mudar o trajeto, passando sem saberem por um ninho cheio de ovos, então o dono dos ovos e do ninho se sentindo ameaçado e atacou o mergulhador para defender os seus filhotes.
Em entrevista ao jornal The sun o mergulhador disse, "O peixe-porco nadou para longe, então eu me virei e continuei seguindo o resto do grupo, mas de repente ele mordeu minha perna".
Não se mostrando nem um pouco arrependido da viagem Alex ainda ressaltou dizendo, "Eu já tinha visto peixes-porcos antes, mas quando assisti ao vídeo dele voltando, achei hilário — você nunca chega tão próximo do quanto uma foto pode alcançar".
Porém o peixe-porco tem tais características e uma fama de agressivo quando se trata de defender os seus filhotes e ainda muito protetor, ele contem uma forte carga dentária para morder caranguejos, ouriços do mar e outros que se dispuserem como uma ameaça ao seus filhotes.
Além do mais Alex ainda relatou dizendo, “É um rosto que só uma mãe poderia amar – um peixe de aparência feia com dentes semelhantes aos humanos. Eles parecem grandes demais para a boca dele, quase como se ele tivesse dentadura ou algo assim.”, a mordida do peixe ainda deixou um ematoma durante todo o resto da viagem no mergulhador Alex, e uma marca da semelhança dos dentes do peixe.