"Olho do Ceifeiro": a infecção ocular dolorosa que causa dores semelhantes às do parto


Uma infecção ocular está preocupando a comunidade científica na região de Albury-Wodonga, localizada no sudeste da Austrália. Conhecida como "Olho de Natal" ou "Olho do Ceifeiro", a infecção é causada pela toxina pederina, que é liberada pelos minúsculos besouros Orthoporus quando são esmagados. Essa toxina obstrui a superfície dos olhos, corroendo as córneas e fazendo com que se encham de bolhas, levando eventualmente à separação das mesmas. A dor causada pela infecção é relatada como semelhante às dores de parto sem anestesia.

Quando infectados, os pacientes apresentam uma coloração verde nos olhos devido às secreções que começam a ser liberadas pelos próprios olhos. Durante este verão na região australiana, foram documentados 30 casos da infecção pelas autoridades, o que deixa os profissionais da área em alerta quanto à alta incidência da doença na região.

O tratamento imediato é necessário e deve ser iniciado o mais rápido possível para evitar problemas mais graves, como a perda da visão. Apesar da dor intensa, os profissionais relatam que o tratamento é simples, utilizando colírios anti-inflamatórios e antibióticos, sem deixar sequelas.

Para prevenir a infecção, é recomendado o uso de óculos de proteção em áreas onde o besouro pode ser encontrado, até o final de março. Segundo o Dr. Rob Holloway, aqueles que apresentaram sintomas da infecção estavam ao ar livre, praticando jardinagem, cortando grama ou jogando futebol.

O número de casos deste ano tem sido atípico, segundo Holloway, que diz que não houve nenhum caso até a semana antes do Natal, mas desde então a região tem sido inundada com cerca de 25 a 30 casos. Em um ano normal, apenas 10 casos seriam esperados. A infecção é mais comum durante o verão australiano e o besouro responsável pela transmissão é extremamente pequeno, com apenas meio milímetro de comprimento, tornando difícil sua visualização a olho nu.


A infecção ocular causada pela pederina é uma condição extremamente desconfortável e dolorosa. Além disso, pode levar à perda permanente da visão se não for tratada adequadamente. É por isso que os profissionais de saúde e as autoridades locais estão trabalhando juntos para alertar as pessoas sobre os riscos dessa infecção e como preveni-la.

Os sintomas da infecção geralmente aparecem dentro de algumas horas após a exposição à toxina. Além da coloração verde nos olhos e da dor intensa, outros sintomas incluem inchaço, vermelhidão e sensibilidade à luz. É importante que as pessoas procurem atendimento médico imediatamente se apresentarem esses sintomas.

Os colírios antibióticos e anti-inflamatórios são os tratamentos mais comuns para a infecção. Os profissionais de saúde também podem prescrever analgésicos para aliviar a dor. Em casos graves, pode ser necessário um procedimento cirúrgico para remover a córnea danificada.

Para prevenir a infecção, é importante tomar precauções ao realizar atividades ao ar livre em áreas onde o besouro pode ser encontrado. Isso inclui usar óculos de proteção e roupas de proteção. Também é recomendado evitar tocar nos besouros e lavar as mãos com frequência após a exposição ao ar livre.

A infecção ocular causada pela pederina é uma condição rara, mas preocupante, que requer atenção médica imediata. Ao tomar medidas preventivas e buscar atendimento médico quando necessário, é possível minimizar os riscos de contrair essa doença e proteger a saúde ocular.