Doença causada por besouro é capaz de mudar cor dos olhos e causar dores comparável as de parto


Uma infecção ocular vem chamando a atenção da comunidade científica, nas proximidades de Albury-Wodonga no sudeste da Austrália. A infecção foi Apelidada de "Olho de natal" ou "Olho do ceifeiro" por decorrência da coloração esverdeada nos olhos.

A infecção ocular é ocasionada por uma toxina chamada pederina, presente nos minúsculos besouros conhecidos como Orthoporus, que quando esmagados liberam a substância, obstruindo a superfície dos olhos, corroendo as córneas e fazendo com que se encha de bolhas e logo se desprende, que de acordos com relatos a dor foi relatada como semelhante as dores de parto sem anestesia.

Quando infectados os pacientes ficam com uma coloração verde nos olhos, por ocasião de secreções que começam a ser liberados pelos próprios olhos. Ao todo este verão na região australiana, 30 casos da infecção foram Já documentados pelas autoridades, o que deixa os profissionais da área em estado de alerta, pela alta da infecção na região.

O tratamento imediato é necessário e deve entrar em vigor o mais rápido possível, para evitar problemas mais sérios como a perda da visão. Embora a dor seja ao estremo, os profissionais dizem ser bem fácil o tratamento com a utilização de colírios anti-inflamatórios e antibióticos para o tratamento, sem deixar sequelas.

Nas regiões onde se pode encontrar o besouro é sempre bom a utilização de óculos de proteção, até o final de março para a prevenção da doença, de acordo com Dr. Rob Holloway, as pessoas que contraíram a infecção se encontraram em locais abertos, "todo mundo que apresenta (sintomas) tem um histórico de estar ao ar livre, faz jardinagem, corta grama ou faz treinamento de futebol.”

Disse mais Holloway, "Este ano tem sido estranho. Não tivemos nenhum (caso) até a semana antes do Natal, mas desde então fomos inundados por provavelmente uma quinzena. Desde o Natal, vimos de 25 a 30 casos. Em um ano normal, você pode ter 10. Houve muito, muito mais do que normalmente haveria".

O nome da infecção vem pela proximidade com o Natal, sendo mais comum em épocas do verão australiano. O minúsculo besouro possui somente meio milímetro de comprimento, deixando a visualização a olho nu difícil.
Postagem Anterior Próxima Postagem