Os Estados Unidos realizaram com sucesso a fase final de testes do mais novo míssil hipersônico produzido em território americano, o míssil Hypersonic Air-breathing Weapon Concept (HAWC) da Lockheed Martin.
A informação foi amplamente divulgada pela (DARPA) Agência de Projetos de Pesquisa Avançada em Defesa. O curso percorrido da arma hipersônica foram de um período de 560 kilomêtros, conseguindo um alcance de cinco vezes a velocidade do som, chegando a superar velocidade Mach 5, com um alcance de 60.000 mil pés e 300 milhas náuticas. O míssil usa um sistema de jato da empresa Aerojet Rocketdyne.
O teste se mostrou inteiramente promissor, demonstrando abilidades aprimoradas de desempenho e altitude em vou. A realização deste último vou de testes, foi possível graças ao funcionamento conjunto da Lockheed Martin com a força aérea dos EUA, Darpa e da Aerojet Rocketdyne.
Walter Price representante do projeto na força aérea americana, declarou em suas palavras, "O voo deste mês acrescentou um ponto de exclamação ao mais bem-sucedido programa de teste de respiração aérea hipersônica da história dos Estados Unidos” disse mais "As coisas que aprendemos com o HAWC certamente aprimorarão as capacidades futuras da Força Aérea dos EUA.”.
O míssil foi lançado de um avião bombardeio B-52H Stratofortress. O veículo lançado é formado por um motor de foguete sólido, uma mortalha protetora de planador e ainda um veículo planador com uma ogiva de projétil com energia cinética.
O motor usado na alimentação do míssil em teste foi um Scramjet, sendo o responsável pela aceleração a mais de cinco vezes a do som. O motor Scramjet é uma das opções consideradas pela força aérea, a segunda opção é um motor em desenvolvimento pela empresa Raytheon.
"O programa HAWC criou uma geração de novos engenheiros e cientistas hipersônicos. O HAWC também trouxe uma riqueza de dados e progresso para a comunidade hipersônica que respira ar. As equipes da indústria levaram o desafio dos veículos movidos a scramjet a sério, e tivemos a coragem e a sorte de fazê-lo funcionar”, disse o gerente do programa HAWC Andrew Knoedler.
Completou ainda Knoedler "Em meio a uma pandemia, uma cadeia de suprimentos tensa e rios atmosféricos, nossos parceiros do setor seguiram em frente, mitigando os riscos onde podiam e aceitando outros. Eles cumpriram suas promessas, provando a viabilidade do conceito.”.
Além de tudo, vale lembrar que o disparo acontece em meio ao avanço desse tipo de tecnologia por parte da Rússia e China, e a concorrência e competição contínua por superioridade, sendo alvo de disputa por tal tecnologia entre as grandes potências mundiais.