Seca histórica atinge Europa e deixa Veneza com canais quase secos


Nos últimos dias, a Europa vem enfrentando uma grande escassez de chuvas e marés baixas em todo o continente. Essa situação atingiu Veneza, uma cidade italiana conhecida por seus famosos canais, que ficaram secos em um recorde histórico na última semana.

Essa crise hídrica tem afetado a cidade de forma significativa, deixando turistas e moradores com dificuldades para se locomover pelos quase 200 canais. O nível da água nos canais chegou a apenas 70 cm, quase seco nas principais vias da cidade, impossibilitando o transporte marítimo.


Os principais meios de transporte da cidade, como as gôndolas, barcos de socorro e táxis aquáticos, agora precisam recorrer a rotas alternativas para exercerem suas funções. Segundo Alvise Papa, chefe do departamento de marés em Veneza, esse fenômeno é normal e não deve ser considerado algo incomum. Geralmente, nessa época do ano, ocorrem secas na cidade, mas os canais não secam. Este ano, porém, a forte pressão atmosférica causada por um anticiclone impediu a chegada de chuvas à cidade.

A seca pode ser causada por uma estiagem, que é uma redução significativa na quantidade de chuvas em determinadas regiões. Esse fenômeno está ocorrendo de forma incomum no inverno europeu, como na França, que teve uma perda significativa de chuva em todo o país. Este ano, a França bateu o recorde de 31 dias com uma forte falta de chuva, com menos de 1mm de precipitação durante esses 31 dias, um fato inédito. O recorde anterior, de 22 dias, havia sido registrado em 1989. Enquanto isso, as preocupações com as reservas de água estão crescendo em todo o continente europeu.


A estiagem pode ter impactos significativos na agricultura, na qualidade da água, na ecologia local e no abastecimento de água potável. Janeiro passado foi o terceiro janeiro mais quente da história registrada na Europa, com temperaturas batendo recordes históricos no dia de Ano Novo.

A Espanha também corre altos riscos de sofrer com possíveis secas, sendo um dos países mais propensos a isso. Na região nordeste da Catalunha, como em áreas de Barcelona, foram impostas medidas devido à falta de chuva e preocupações com as reservas de água no país.

Além disso, os Alpes italianos já tiveram 53% menos neve, o que afeta o famoso rio do Pó, que em algumas partes chega aos menores níveis de água de todos os tempos. Esse rio representa um terço das regiões agrícolas do país e é o mais longo da Itália. A situação é preocupante e exige medidas imediatas para lidar com a crise hídrica que afeta a Europa.