As maiores explosões nucleares da história

Durante os anos em que o ser-humano abita sobre a terra, vários impactos já causaram destruição e muitas mortes até hoje, por decorrência dos próprios humanos. No dia 16 de junho de 1945 com o uso da primeira grande bomba utilizada em Hiroshima, o mundo passará a um novo patamar armamentista, com os avanços das chamadas bombas nucleares.

O que é uma bomba nuclear?

Uma bomba nuclear, também conhecida como bomba atômica ou arma nuclear, é um tipo de dispositivo explosivo que usa reações nucleares para liberar uma enorme quantidade de energia na forma de uma explosão. As bombas nucleares dependem dos princípios da física nuclear, que envolve a manipulação da estrutura dos núcleos atômicos para liberar energia.

Existem dois tipos principais de bombas nucleares: bombas de fissão e bombas de fusão. As bombas de fissão funcionam dividindo o núcleo de um átomo, enquanto as bombas de fusão funcionam fundindo os núcleos de dois átomos. Ambos os tipos de bombas liberam uma enorme quantidade de energia, que normalmente é medida em termos de "rendimento" da bomba, ou a quantidade de energia liberada em comparação com a de explosivos convencionais, como o TNT.

O uso de bombas nucleares pode causar devastação generalizada e danos ambientais de longo prazo, devido à liberação de radiação e à criação de precipitação radioativa. Por esse motivo, o uso de armas nucleares é altamente controverso e muitas nações ao redor do mundo assinaram acordos e tratados de controle de armas com o objetivo de limitar a disseminação e o uso de armas nucleares.

1 Tsar Bomba: A Tsar Bomba foi a arma nuclear mais poderosa já detonada, com um rendimento de 50 megatons de TNT. Foi desenvolvido pela União Soviética durante a Guerra Fria e foi testado em 30 de outubro de 1961, no arquipélago de Novaya Zemlya, no Oceano Ártico.


A Tsar Bomba era uma bomba de hidrogênio e usava um projeto de dois estágios para produzir uma explosão massiva. A bomba foi transportada por um bombardeiro especialmente modificado e foi lançada de uma altitude de mais de 30.000 pés. A explosão foi tão poderosa que causou uma onda de choque que foi sentida a mais de 600 milhas de distância, e a nuvem em forma de cogumelo subiu a uma altura de quase 40 milhas.

A Tsar Bomba foi uma demonstração das capacidades nucleares da União Soviética e também uma resposta ao desenvolvimento de armas nucleares mais poderosas pelos Estados Unidos. No entanto, o teste também foi um divisor de águas na corrida armamentista entre as duas superpotências, pois demonstrou o imenso poder destrutivo das armas nucleares e a necessidade de controle de armas e desarmamento.

2 Castle Bravo: Castle Bravo foi o maior teste nuclear já realizado pelos Estados Unidos, com um rendimento de 15 megatons de TNT. O teste fazia parte da Operação Castle, uma série de testes nucleares de alto rendimento conduzidos pelos Estados Unidos no Pacífico em 1954. O Castle Bravo foi detonado em 1º de março de 1954, no Atol de Bikini, nas Ilhas Marshall.


O rendimento do Castelo Bravo foi inesperadamente alto e resultou em contaminação radioativa generalizada da área circundante, bem como nas ilhas habitadas próximas e na tripulação de um barco de pesca japonês. A precipitação do teste também foi transportada pelos ventos e contaminou uma área maior do que o previsto. O teste demonstrou os perigos dos testes de armas nucleares e a necessidade de melhores medidas de segurança.

3 B-41: Sim, o B-41 foi a maior arma nuclear já produzida pelos Estados Unidos. Tinha um rendimento de 25 megatons de TNT, que é 1.000 vezes mais poderoso do que a bomba lançada sobre Hiroshima durante a Segunda Guerra Mundial. O B-41 foi desenvolvido durante a Guerra Fria como parte da corrida armamentista entre os Estados Unidos e a União Soviética.


O B-41 foi projetado para ser transportado pelo bombardeiro B-52 e esteve em serviço de 1961 a 1976. Nunca foi usado em combate e, felizmente, nunca foi testado, pois seu poder destrutivo teria sido catastrófico. A arma era tão grande que precisava ser carregada externamente no bombardeiro, e seu peso e tamanho limitavam o alcance e a capacidade de manobra do bombardeiro.

A corrida armamentista entre os Estados Unidos e a União Soviética levou ao desenvolvimento de milhares de armas nucleares, e foi somente por meio de esforços diplomáticos e acordos de controle de armas que o mundo evitou uma guerra nuclear catastrófica.

4 Ivy Mike: A bomba Ivy Mike foi a primeira bomba de hidrogênio já testada. Foi detonado pelos Estados Unidos em 1º de novembro de 1952, no Atol de Enewetak, no Pacífico. A bomba teve um rendimento de 10,4 megatons de TNT, que é mais de 400 vezes mais potente do que a bomba lançada sobre Hiroshima durante a Segunda Guerra Mundial.


A bomba Ivy Mike usou um novo design que combinava uma bomba de fissão com um combustível de fusão para criar uma explosão muito mais poderosa. A explosão criou uma bola de fogo de três milhas de largura e produziu uma nuvem em forma de cogumelo que subiu 130.000 pés no ar.

Aviso

É importante notar que essas explosões nucleares tiveram efeitos devastadores no meio ambiente e na saúde humana, e o uso de armas nucleares é altamente controverso e tem sido fortemente desencorajado pela comunidade internacional.

Os testes nucleares conduzidos pelos Estados Unidos e outros países, levou ao Tratado de Proibição Parcial de Testes Nucleares em 1963, que proibiu testes nucleares na atmosfera, debaixo d'água e no espaço sideral.

Nas décadas destes testes, houve inúmeros acordos e tratados internacionais destinados a limitar a disseminação e o uso de armas nucleares. A ameaça de guerra nuclear continua sendo uma grande preocupação para a segurança global, e os esforços para reduzir o número e a disseminação de armas nucleares continuam sendo uma prioridade para muitas nações ao redor do mundo.