Descoberta inédita de fonte de água renovável na Lua pode impulsionar futuras missões de exploração

Recentemente, um estudo publicado na revista Nature Geoscience revelou que a Lua possui uma nova e renovável fonte de água, que poderia ser utilizada para a exploração do satélite. Contrariando a crença de longa data de que a Lua seria desprovida de água, amostras coletadas por uma missão chinesa revelaram que pequenas esferas de vidro formadas por colisões violentas de rochas espaciais com a superfície lunar contêm água.

Os cientistas analisaram 117 esferas coletadas na superfície da Lua em 2020 durante a missão lunar do país asiático Chang'e 5 e descobriram que a quantidade de água armazenada nessas esferas é estimada em 270 trilhões de quilos. As esferas de vidro multicoloridas e brilhantes agem como uma espécie de esponja para as moléculas de hidrogênio e oxigênio que compõem a água.


O vento solar, que é um fluxo de partículas carregadas emitidas da atmosfera do Sol pelo sistema solar, fornece o hidrogênio necessário para produzir as moléculas de água, enquanto o oxigênio compõe quase metade da Lua e está preso dentro de rochas e minerais. O impacto dos meteoritos e a interação constante do vento solar na superfície lunar sugerem que esse processo poderia produzir água continuamente.

No entanto, o teor da água é apenas uma fração minúscula das esferas, o que significa que minerá-las seria difícil. Segundo os pesquisadores, um calor moderado de cerca de 100°C seria suficiente para extrair a água dessas esferas, mas esse processo exigiria uma grande quantidade delas. Além disso, ainda são necessários mais estudos para determinar se a água seria segura para beber.

A descoberta da fonte renovável de água na Lua pode ser uma opção viável para o futuro, especialmente considerando que a água é a matéria-prima mais procurada para permitir a exploração sustentável das superfícies planetárias. Saber como a água é produzida, armazenada e reabastecida perto da superfície lunar seria muito útil para futuros exploradores. Estudos anteriores já haviam encontrado água em esferas de vidro formadas pela atividade vulcânica lunar em amostras recolhidas pelos astronautas da Apollo há mais de meio século.


Até o final de 2025, a Nasa pretende enviar novamente astronautas para a Lua, com foco no polo sul do satélite, onde se acredita que as crateras estejam cheias de água congelada. Com essa nova descoberta, a exploração da Lua pode se tornar ainda mais promissora e sustentável.

No geral, a descoberta de uma fonte renovável de água na Lua é um desenvolvimento significativo para uma potencial futura exploração e assentamento espacial. A disponibilidade de água na Lua pode fornecer um recurso crítico para os astronautas humanos, pois a água é essencial para a sobrevivência e também pode ser usada para outros fins, como cultivo ou geração de oxigênio.

No entanto, a praticidade de extrair a água dessas pequenas esferas de vidro ainda é incerta e mais pesquisas serão necessárias para determinar a viabilidade desse processo. Além disso, a segurança desta água para consumo humano também é uma consideração importante.

Independentemente disso, esta nova descoberta desafia a crença de longa data de que a Lua é um terreno baldio seco e estéril e destaca a importância da exploração e descoberta científica contínua em nosso sistema solar.