Você sabe qual o naufrágio mais mortal da história?

É quase certo que você tenha pensado imediatamente no Titanic, afinal é o mais famoso naufrágio de todos os tempos, no entanto não foi o mais mortal da história. Mais hoje conheceremos a história do naufrágio mais mortal de todas as épocas.

O Wilhelm Gustloff foi um navio de passageiros alemão construído em 1937. O navio recebeu o nome do líder do Partido Nazista Suíço, Wilhelm Gustloff. Durante a Segunda Guerra Mundial, o Wilhelm Gustloff foi usado para transportar militares alemães, refugiados e outros civis pelo Mar Báltico.

O návio foi construído pela empresa alemã Blohm & Voss em Hamburgo em 1937. Ele tinha 208 metros de comprimento, 23 metros de largura e pesava 25.484 toneladas. Inicialmente, o navio foi utilizado como um navio de cruzeiro para a organização alemã Kraft durch Freude, levando passageiros para destinos turísticos no Mediterrâneo. No entanto, com o início da Segunda Guerra Mundial, ele foi requisitado pela Marinha Alemã e convertido em um navio de transporte.

Durante a guerra, o Wilhelm Gustloff transportou tropas e suprimentos para o fronte. Em 1944, o navio foi danificado durante um ataque aéreo e passou vários meses em reparos em Gdynia, na Polônia. Em janeiro de 1945, o Wilhelm Gustloff foi selecionado para transportar refugiados alemães da Polônia para a Alemanha.

A maioria dos passageiros a bordo do navio eram civis alemães que fugiam dos avanços do Exército Vermelho Soviético. As condições de viagem eram terríveis, com o navio superlotado e a maioria dos passageiros sem coletes salva-vidas ou roupas quentes. A tripulação do navio também era composta em grande parte por jovens inexperientes, recrutados pelo Partido Nazista para substituir os membros da tripulação que haviam sido convocados para lutar na guerra.

Em 30 de janeiro de 1945, o Wilhelm Gustloff deixou o porto de Gdynia com cerca de 10.500 passageiros a bordo, acompanhado por dois outros navios, o Hansa e o General von Steuben. O navio estava navegando em uma rota através do Mar Báltico em direção a Kiel, na Alemanha, quando foi atacado pelo submarino soviético S-13.


O ataque aconteceu por volta das 21h15 daquela noite. O S-13 disparou três torpedos contra o Wilhelm Gustloff, que atingiram o lado direito do navio e explodiram, causando uma enorme explosão que destruiu várias cabines e compartimentos. O navio começou a afundar rapidamente, em menos de uma hora.

Os passageiros e tripulantes do Wilhelm Gustloff tiveram pouco tempo para escapar. Muitos não conseguiram sair de suas cabines antes que o navio afundasse. A água do mar estava gelada, com temperaturas abaixo de zero, e a maioria dos passageiros não tinha coletes salva-vidas. Muitos morreram de hipotermia ou afogamento.

Os sobreviventes foram resgatados por navios alemães que chegaram ao local do naufrágio algumas horas depois. No entanto, o número de sobreviventes foi muito pequeno em comparação com o número de mortos. Estima-se que cerca de 9.000 pessoas morreram no naufrágio, tornando-o o pior desastre marítimo da história, em termos de vidas perdidas.

O número exato de pessoas que perderam a vida no naufrágio não é conhecido, mas estima-se que entre 5.000 e 9.000 pessoas morreram. A água fria e as condições adversas dificultaram o acesso dos barcos de resgate aos sobreviventes, e muitos dos passageiros sucumbiram à hipotermia e outros ferimentos antes que a ajuda pudesse chegar.

O naufrágio ocorreu em uma época em que a guerra estava entrando em sua fase final. A Alemanha havia perdido a iniciativa na guerra e as tropas soviéticas estavam avançando rapidamente em direção ao centro do país. Milhares de civis alemães, muitos deles mulheres e crianças, estavam fugindo dos avanços soviéticos, buscando refúgio em outras partes do país.

O naufrágio do Wilhelm Gustloff é considerado uma tragédia de proporções épicas e muitas vezes é ofuscada por outros eventos da Segunda Guerra Mundial. No entanto, continua sendo um evento significativo na história alemã e europeia, particularmente no contexto do deslocamento e sofrimento de civis durante a guerra.

A maioria das vítimas eram mulheres, crianças e idosos. Muitos dos passageiros eram refugiados alemães que tentavam escapar da invasão soviética e da violência da guerra. Alguns também eram militares feridos e soldados que estavam em licença para visitar suas famílias.

O naufrágio do Wilhelm Gustloff teve um impacto significativo na Alemanha e em todo o mundo. Ele se tornou um símbolo da tragédia da guerra e da terrível perda de vidas humanas que ela causou. No entanto, durante muitos anos após a guerra, a história do Wilhelm Gustloff foi pouco conhecida e pouco discutida, em grande parte devido à sua associação com o regime nazista.

Nos últimos anos, houve um renovado interesse no naufrágio do Wilhelm Gustloff e nos eventos que o cercaram. Várias obras de ficção e não-ficção foram escritas sobre o naufrágio e sua importância histórica. Além disso, as autoridades alemãs realizaram várias cerimônias para lembrar as vítimas do desastre e para homenagear aqueles que perderam suas vidas tentando escapar da guerra. O naufrágio do Wilhelm Gustloff permanece como uma das tragédias mais sombrias da história do século XX.

A história do naufrágio continua a ser um lembrete importante do preço da guerra e do valor da paz.