Prepare o telescópio: Abril traz espetáculos cósmicos com chuva de meteoros e passagem de cometa

Preparar as marcações no calendário é muito importante para os amantes da astronomia, pois o mês de abril traz consigo uma série de eventos astronômicos que são verdadeiros espetáculos cósmicos. Este mês, em particular, é de grande destaque, pois teremos a oportunidade de observar dois eventos importantes: a passagem do cometa 364P/PANSTARRS e a chuva de meteoros Liríadas.

No dia 7 de abril, o cometa 364P/PANSTARRS, que pertence à família de Júpiter, estará a pouco mais de 15 milhões de quilômetros da Terra. Nesse dia, ele estará localizado na constelação de Vulpecula e terá uma magnitude de cerca de 12,3. Embora seja difícil visualizá-lo a olho nu, será possível vê-lo com telescópios em ambos os hemisférios do planeta.


A chuva de meteoros Liríadas é o segundo evento mais importante do mês e é uma chuva de meteoros de médio porte que geralmente produz cerca de 20 meteoros por hora em seu pico. Ela é produzida por partículas de poeira deixadas pelo cometa C/1861 G1 Thatcher, descoberto em 1861. A chuva ocorre anualmente entre os dias 16 e 25 de abril e este ano seu pico está previsto para a noite do dia 22 e as primeiras horas da manhã do dia 23.

A visibilidade da chuva de meteoros será favorecida pela fase da lua crescente, que deixará o céu mais escuro para um excelente espetáculo. Para uma melhor visualização da chuva, é recomendado procurar um local escuro após a meia-noite. Embora os meteoros irradiem da constelação de Lira, eles podem aparecer em qualquer lugar do céu.

Além desses eventos, o mês de abril também traz outras oportunidades incríveis para observação celeste. Por exemplo, no dia 11 de abril, Mercúrio estará na maior elongação leste, o que proporcionará uma excelente visualização do planeta. Neste mesmo dia, teremos a conjunção entre Vênus e Plêiades, além da conjunção entre Júpiter e o Sol.


No dia 20 de abril, teremos a Lua Nova e um eclipse solar híbrido, que não será visível no Brasil. No dia seguinte, em 21 de abril, começará a trajetória retrógrada aparente de Mercúrio. E para finalizar, no dia 28 de abril, teremos a Lua em Quarto Crescente.

Para ajudar na observação celeste, existem vários aplicativos de mapas celestes, como o SkyMap, Carta Celeste e Stellarium, que são ótimos aliados para guiar a observação celeste, tanto a olho nu quanto com auxílio de binóculos e telescópios. Com céus limpos e as marcações no calendário, os amantes da astronomia terão um mês de abril cheio de oportunidades incríveis para observar e desvendar os mistérios do universo.