Revivendo o Passado: 5 Curiosidades Históricas Pouco Conhecidas que Vão Te Surpreender

A história é rica em fatos fascinantes e curiosidades que muitas vezes passam despercebidos ou são pouco conhecidos. Neste artigo, exploraremos algumas curiosidades históricas pouco conhecidas, desde eventos surpreendentes até personalidades e lugares que você provavelmente nunca ouviu falar. Prepare-se para aprender fatos interessantes e intrigantes sobre a história.

1 • A Rainha Njinga Mbande


Njinga Mbande, também conhecida como Ana de Sousa Njinga Mbande, foi uma rainha guerreira do reino Ndongo (hoje Angola) que viveu no século XVII. Ela liderou sua nação contra o avanço do império português e defendeu a independência de seu povo. Sua estratégia de negociação habilidosa e suas táticas militares astutas permitiram-lhe governar o reino por mais de quatro décadas.

Njinga Mbande foi conhecida por suas habilidades diplomáticas e capacidade de se adaptar a situações difíceis. Em uma ocasião, ela se vestiu de homem para se infiltrar nas negociações de paz com o império português. Ela foi capaz de fazer alianças políticas e comerciais com outras nações e até com missionários cristãos. Após sua morte, Njinga Mbande se tornou uma lenda em Angola, sendo lembrada como uma grande líder e protetora de seu povo.

2 • O Dia da Besta

O Dia da Besta é um evento anual celebrado em algumas regiões da Espanha, como Valencia e Alicante, na noite de 23 para 24 de junho. Durante a celebração, as pessoas acendem grandes fogueiras nas ruas e celebram com música, dança e comida. Acredita-se que a tradição remonta ao século XVIII, quando os camponeses queimavam objetos antigos para purificar a terra antes da colheita.

O nome "Dia da Besta" vem de uma lenda local que diz que o diabo aparece na noite de São João para levar a alma daqueles que não conseguem resistir aos seus encantos. Para se proteger, as pessoas costumam carregar raminhos de alecrim e sal na bolsa ou no bolso.

3 • O Beijo da Morte


O Beijo da Morte era uma prática macabra que era comum na Europa medieval e renascentista. Acreditava-se que as pessoas que morriam de peste bubônica (ou "peste negra") eram capazes de transmitir a doença através do contato físico, e que beijar a boca do morto poderia levar a pessoa a ser infectada.

Para evitar a propagação da doença, as autoridades recomendavam que os corpos fossem deixados em quarentena e enterrados rapidamente. No entanto, a crença no Beijo da Morte persistiu por muito tempo, e muitas pessoas continuaram a beijar os mortos, arriscando suas próprias vidas.

4 • O Farol de Alexandria


O Farol de Alexandria foi uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo e foi construído na cidade de Alexandria, no Egito, em 280 a.C. Ele foi construído por Sostratos de Cnidus, um arquiteto grego, a mando de Ptolomeu I Soter, fundador da dinastia ptolemaica. Com cerca de 137 metros de altura, o farol era uma maravilha da engenharia da época, composto por várias seções de pedra e mármore branco.

O farol foi construído para guiar os navios que navegavam pelo porto de Alexandria, um dos mais movimentados do mundo na época. Além de sua utilidade prática, o Farol de Alexandria também era uma obra de arte, decorada com estátuas de Poseidon, Zeus e outras divindades.

Infelizmente, o farol foi destruído por um terremoto em 1375, mas sua influência e legado continuam a ser sentidos até os dias de hoje.

5 • A Expedição Franklin


A Expedição Franklin foi uma tentativa fracassada de explorar a Passagem do Noroeste, uma rota marítima pelo Ártico que ligava o Atlântico ao Pacífico. A expedição foi liderada pelo capitão britânico Sir John Franklin em 1845, mas nunca retornou. Durante anos, o destino da tripulação foi um mistério, e várias expedições de busca foram realizadas para encontrá-los.

Em 1854, uma expedição de busca liderada pelo explorador britânico John Rae descobriu evidências de que os membros da expedição Franklin haviam morrido de fome, frio e exposição em uma área remota do Ártico. Alguns membros da tripulação podem ter sido infectados com botulismo por alimentos enlatados mal preservados.

Embora trágico, a expedição Franklin foi um importante marco na história da exploração do Ártico, ajudando a mapear novas áreas do mundo e a desvendar alguns dos mistérios do norte gelado.

Conclusão

Essas são apenas algumas das muitas curiosidades históricas pouco conhecidas que a história tem para oferecer. Desde grandes personalidades até eventos peculiares, a história sempre surpreende e fascina. Esperamos que essas curiosidades tenham despertado sua curiosidade e o encorajado a explorar mais sobre o passado. Afinal, como disse o escritor e poeta George Santayana: "Aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo".