15 eventos impactantes do século 20 que mudaram o curso da história mundial


O século 20 foi uma época de grandes mudanças e inovações em todo o mundo, abrangendo desde avanços científicos e tecnológicos até questões políticas e sociais. Muitas curiosidades surgiram durante este período, que continuam a intrigar e fascinar as pessoas até hoje. Neste artigo, exploraremos algumas das maiores curiosidades do século 20.

1 • O primeiro voo comercial transatlântico

Em 1919, o britânico John Alcock e o irlandês Arthur Brown realizaram o primeiro voo transatlântico sem escalas. Eles voaram de St. John's, Newfoundland, no Canadá, até Clifden, na Irlanda, em um avião biplano Vickers Vimy modificado. O voo durou cerca de 16 horas e 28 minutos e percorreu uma distância de cerca de 3.000 km. Isso abriu caminho para o desenvolvimento de viagens aéreas comerciais em todo o mundo.

2 • O início da era espacial


Em 1957, a União Soviética lançou o primeiro satélite artificial, o Sputnik 1, que orbitou a Terra por cerca de três meses. Isso marcou o início da era espacial, com a corrida espacial entre os Estados Unidos e a União Soviética para explorar o espaço e as possibilidades de viagem espacial.

3 • A queda do Muro de Berlim

Em 9 de novembro de 1989, o Muro de Berlim, que separava a Alemanha Ocidental da Alemanha Oriental, caiu após 28 anos de existência. Isso foi um marco na história alemã e europeia, simbolizando a reunificação da Alemanha e o fim da Guerra Fria.

4 • A primeira fotografia da Terra vista do espaço


Em 1968, a tripulação da Apollo 8 da NASA capturou a primeira imagem da Terra vista do espaço. A foto, conhecida como "Earthrise", mostrava a Terra vista a partir da Lua e se tornou um ícone da consciência ambiental.

5 • A descoberta da penicilina

Em 1928, o cientista britânico Alexander Fleming descobriu a penicilina, um antibiótico que revolucionou o tratamento de infecções bacterianas. Sua descoberta foi uma das maiores conquistas da medicina moderna, salvando inúmeras vidas em todo o mundo.

6 • A primeira vacina contra a poliomielite

Em 1955, a primeira vacina contra a poliomielite foi desenvolvida por Jonas Salk. A doença, que pode causar paralisia e morte, foi uma das principais preocupações de saúde pública no século 20. A vacina de Salk ajudou a controlar a propagação da poliomielite em todo o mundo.

7 • A primeira eleição presidencial nos EUA com uma mulher concorrendo


Em 1984, a democrata Geraldine Ferraro se tornou a primeira mulher a concorrer como vice-presidente dos Estados Unidos em uma grande chapa. Isso abriu caminho para outras mulheres buscarem cargos políticos de destaque em todo o mundo.

8 • A descoberta do DNA

Em 1953, os cientistas James Watson e Francis Crick descobriram a estrutura do DNA, uma das maiores descobertas da biologia. Isso permitiu um melhor entendimento da genética e a possibilidade de avanços na medicina, agricultura e outras áreas.

9 • A criação da internet


Em 1969, a primeira rede de computadores interligados, a ARPANET, foi criada nos Estados Unidos. Isso eventualmente evoluiu para a criação da internet, que revolucionou a forma como as pessoas se comunicam e acessam informações em todo o mundo.

10 • O fim do apartheid na África do Sul

Em 1994, após décadas de luta contra a segregação racial, Nelson Mandela foi eleito o primeiro presidente negro da África do Sul. Isso marcou o fim do apartheid, um sistema de discriminação racial institucionalizado que existiu no país desde 1948.

11 • A criação da bomba atômica

Durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos desenvolveram a bomba atômica, uma das armas mais destrutivas já criadas. Em 1945, a bomba foi lançada sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, matando centenas de milhares de pessoas e marcando o início da era nuclear.

12 • A primeira cirurgia de transplante de coração


Em 1967, o cirurgião sul-africano Christiaan Barnard realizou a primeira cirurgia de transplante de coração bem-sucedida em um ser humano. Isso abriu caminho para o desenvolvimento de outras cirurgias de transplante de órgãos que salvaram inúmeras vidas em todo o mundo.

13 • O movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos

Na década de 1960, o movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos lutou contra a segregação racial e a discriminação em várias áreas, incluindo educação, emprego e habitação. Isso levou à promulgação de leis que garantiram igualdade de direitos para todos os cidadãos, independentemente da raça ou origem étnica.

14 • A criação da União Europeia


Em 1957, o Tratado de Roma foi assinado, criando a Comunidade Econômica Europeia, que evoluiu para a União Europeia. Isso permitiu a livre circulação de bens, serviços e pessoas entre os países membros, impulsionando a integração europeia e o crescimento econômico.

15 • A primeira Copa do Mundo de futebol


A primeira Copa do Mundo de futebol foi realizada no Uruguai em 1930, com a participação de 13 equipes de todo o mundo. Isso marcou o início de um dos eventos esportivos mais assistidos e amados em todo o mundo.

Em conclusão, o século 20 foi um período de mudanças e inovações significativas em todas as áreas da vida. Essas curiosidades nos lembram das conquistas e desafios que moldaram o mundo em que vivemos hoje e continuam a influenciar nosso futuro.