Descoberta arqueológica revela possíveis evidências de campanha militar romana não documentada na Arábia Saudita

Foi identificado, por meio do uso de tecnologia de sensoriamento remoto, três novos acampamentos fortificados localizados na região norte da Arábia Saudita. A pesquisa foi conduzida pela Escola de Arqueologia da Universidade de Oxford e publicada na revista Antiquity.

Especula-se que esses acampamentos, datados da época da conquista do reino nabateu em 106 d.C, possam ser evidências de uma campanha militar não documentada pelos romanos. Tal descoberta pode contribuir significativamente para o conhecimento histórico da região.

De acordo com Michael Fradley, líder da equipe de pesquisa, foram identificados acampamentos por meio do Google Earth, os quais parecem ter sido construídos como estações temporárias pelo exército romano. Esses acampamentos foram estabelecidos ao longo de uma rota periférica que conectava as antigas cidades de Bayir e Dûmat al-Jandal.

Acredita-se que essa estratégia tenha sido empregada para evitar a rota mais convencional pelo Wadi Sirhan, adicionando um elemento surpresa ao ataque. A equipe de pesquisa considera que a tática adotada pelos romanos foi eficiente para contornar as rotas mais conhecidas e surpreender o inimigo.

Os acampamentos situados em direção à cidade de Dûmat al-Jandal são concebidos em um formato de cartas de baralho e apresentam uma distância entre si variando entre 37 a 44 quilômetros. Tal distância sugere que a unidade encarregada de erigir tais estruturas possuía uma natureza de cavalaria, capaz de viajar em terrenos áridos dentro de um único dia, possivelmente fazendo uso de camelos. Apesar disso, os especialistas em pesquisa levantam indagações acerca do motivo que justifica o acampamento mais a oeste ser notavelmente maior do que os outros dois acampamentos.

Embora esses acampamentos tenham sido usados por apenas alguns dias ou semanas, eles foram muito bem preservados. Para os pesquisadores, a descoberta desses acampamentos pode indicar que os romanos tiveram que fazer a transferência de poder à força, ao invés de forma pacífica, como foi descrito no final do período nabateu. A pesquisa ainda não é conclusiva, mas traz novas possibilidades para a compreensão do passado histórico da região.

Os acampamentos têm como destino Dûmat al-Jandal, na atual Arábia Saudita, o que sugere que os romanos em missão tiveram que fazer a transferência de poder à força, e não da maneira pacífica como descrito no final do período nabateu. Portanto, a adoção de medidas defensivas faz ainda mais sentido.

Apesar de ser considerada uma descoberta singular, ainda há algumas questões sem resposta para os pesquisadores. Por exemplo, é desconhecido por que o acampamento ocidental possui uma capacidade duas vezes maior do que os outros dois acampamentos. É possível que as forças romanas tenham se dividido, mas aonde foi parar a outra metade? Será que foram eliminados em uma batalha ou permaneceram no campo? Além disso, outro questionamento que os pesquisadores tentam esclarecer é se o acampamento ocidental tinha a função de fornecer água para os outros campos.