Os castelos abandonados de Burj Al Babas: um conto de fadas moderno sem final feliz


Os castelos de Burj Al Babas são um conjunto impressionante de 732 villas de estilo neoclássico localizadas na província de Mudurnu, na Turquia. Esta cidade histórica remonta ao século VII e é conhecida por sua rica arquitetura otomana. No entanto, os castelos de Burj Al Babas são uma adição recente à paisagem urbana, construídos a partir de 2014 por uma empresa imobiliária sediada em Dubai, a Sarot Group.

Embora inicialmente tenha sido promovido como um empreendimento de luxo destinado a atrair compradores internacionais ricos, o projeto passou por dificuldades financeiras e foi colocado à venda em 2018 por cerca de US$ 200 milhões, menos da metade do que havia sido investido. Os compradores que adquiriram os castelos de Burj Al Babas em leilão em 2019 incluem cidadãos turcos, bem como compradores do Golfo e da Ásia.

Mas, o que torna esses castelos tão únicos e interessantes? Abaixo, exploramos algumas curiosidades sobre os castelos de Burj Al Babas:

1 • Inspirados em um castelo francês


O estilo neoclássico dos castelos de Burj Al Babas foi inspirado no Castelo de Chambord, um dos mais famosos castelos do Vale do Loire, na França. A semelhança pode ser vista nas torres, arcadas e fachadas de pedra, que lembram o palácio renascentista francês.

2 • Villas idênticas

Embora haja 732 villas em Burj Al Babas, cada uma delas é idêntica. Isso significa que cada villa tem o mesmo layout, a mesma fachada e a mesma planta baixa, com a única variação sendo a decoração interna. Isso foi feito para manter o visual do projeto uniforme e garantir que cada villa fosse igualmente luxuosa.

3 • Águas termais

Burj Al Babas fica perto das famosas águas termais de Mudurnu, que são conhecidas por suas propriedades curativas. Os desenvolvedores planejaram originalmente instalar banheiras de hidromassagem em cada villa, para que os moradores pudessem desfrutar dos benefícios das águas termais em sua própria casa.

4 • Não tão antigo quanto parece


Embora os castelos de Burj Al Babas possam parecer ter centenas de anos, na verdade eles foram construídos muito recentemente, com a construção iniciando em 2014. A ideia era criar uma vila inspirada na arquitetura clássica europeia, com as comodidades modernas que os compradores de imóveis de luxo esperam.

5 • Desenhado pelo mesmo arquiteto de outro projeto famoso

O arquiteto responsável pelo projeto dos castelos de Burj Al Babas é o mesmo que projetou a famosa Masjid al-Haram em Meca, na Arábia Saudita. Isso mostra a versatilidade do arquiteto, que pode trabalhar tanto em projetos religiosos quanto em projetos de imóveis de luxo.

6 • Problemas financeiros

Como mencionado anteriormente, o projeto dos castelos de Burj Al Babas enfrentou dificuldades financeiras. Em 2018, a empresa imobiliária que estava construindo os castelos entrou em crise financeira, incapaz de cumprir suas obrigações financeiras. Como resultado, os trabalhos na construção foram interrompidos, e o projeto ficou em risco de falência.

Em 2019, a propriedade foi colocada em leilão, e compradores de todo o mundo adquiriram os castelos por um valor significativamente menor do que o investido na sua construção. Embora os compradores tenham incluído cidadãos turcos, a maioria dos compradores eram estrangeiros, incluindo compradores do Golfo e da Ásia.

7 • Localização estratégica


Mudurnu, a cidade onde os castelos de Burj Al Babas estão localizados, tem uma história rica e uma beleza natural impressionante. A cidade fica perto da cordilheira Köroğlu, uma cadeia de montanhas que se estende por quase 300 km, proporcionando um pano de fundo deslumbrante para os castelos.

Além disso, a cidade de Mudurnu tem muitas outras atrações turísticas, como o castelo medieval de Mudurnu, a mesquita de Ulu, o mercado histórico e as casas otomanas tradicionais. Como resultado, os compradores dos castelos de Burj Al Babas não apenas adquiriram um imóvel de luxo, mas também têm acesso a uma rica cultura e beleza natural da região.

8 • Comodidades de luxo


Os castelos de Burj Al Babas foram projetados para oferecer aos seus residentes uma vida de luxo e conforto. Cada villa possui uma piscina privativa, um elevador interno, sala de cinema, spa, sauna e academia. Além disso, o complexo tem uma mesquita, uma biblioteca, um teatro e até mesmo uma pista de boliche.

9 • Desafios logísticos

A construção dos castelos de Burj Al Babas enfrentou muitos desafios logísticos, devido à localização remota da cidade e a falta de infraestrutura de transporte. Materiais e equipamentos tiveram que ser transportados para o local em caminhões de longa distância, o que aumentou significativamente o custo do projeto.

Além disso, o terreno em que os castelos foram construídos era muito irregular e acidentado, o que tornou a construção ainda mais desafiadora. Mas, apesar desses desafios, os desenvolvedores conseguiram criar um conjunto de villas impressionantes que se tornaram uma atração turística em si.

Em resumo, os castelos de Burj Al Babas são um projeto de imóveis de luxo impressionante, que combina a arquitetura clássica europeia com as comodidades modernas que os compradores ricos procuram. Embora o projeto tenha enfrentado dificuldades financeiras, os novos proprietários agora têm a oportunidade de desfrutar de uma vida de luxo em uma cidade histórica e bela da Turquia.